MAIS

    Premiê do Japão anuncia dissolução do Parlamento e eleições antecipadas

    Por g1/ CNN Brasil

    A primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, anunciou nesta segunda-feira (19) a dissolução do Parlamento e eleições antecipadas no país asiático. A medida entrará em vigor na sexta-feira (23), disse Takaichi em coletiva de imprensa.

    Segundo Takaichi, o novo pleito está marcado para 8 de fevereiro.

    O movimento de Takaichi, a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do Japão, ocorre menos de três meses após ela assumir o governo japonês. Ela busca capitalizar o aumento do apoio popular ao seu governo desde que assumiu o poder em outubro.

    Os planos de Takaichi haviam sido antecipados a agências de notícias e à mídia japonesa na semana passada por um membro do partido governista: “Precisamos buscar um novo mandato”, disse Shunichi Suzuki, secretário-geral do Partido Liberal Democrático (PLD) na quarta-feira.

    Segundo Suzuki, a lógica da votação é que ela permitiria aos eleitores expressarem sua opinião sobre a nova coalizão do PLD com o Partido da Inovação do Japão (Ishin), de direita, após Takaichi romper laços no ano passado com seu antigo parceiro liberal, o Komeito.