Portal Estado do Acre Notícias

Resgatados da rua, cães ajudam no tratamento de pacientes com câncer

resgatados-da-rua,-caes-ajudam-no-tratamento-de-pacientes-com-cancer

Resgatados da rua, cães ajudam no tratamento de pacientes com câncer

Hoje em dia, em diversos tipos de instituições, como hospitais e casas de acolhimento, são utilizados cães de terapia para ajudar na saúde física e mental dos pacientes. Assim foi o dia 12 de dezembro no A.C. Camargo, uma instituição voltada para o tratamento de câncer.

Leia também

Tanto na ala adulta, quanto pediátrica, a presença ilustre de Jacaré, Romeu, Lex, Murakami e Patrick fez história no hospital. Os terapeutas de quatro patas são todos sem raça definida (SRD) e foram resgatados e treinados para ajudar diversos pacientes que enfrentam a doença.

Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

O processo

Até chegar ao momento da visita, os animais precisaram passar por sessões de treinamento e sensibilização. Bruna Garcia, médica-veterinária, afirma que é preciso se atentar aos critérios ligados ao temperamento do animal, já que isso impõe interações com muitas pessoas e estímulos. Nesses casos, o cão também precisa saber comandos básicos e específicos.

Os pets são treinados para conviver com diferentes pessoas e estímulos

“Qualquer pet pode se tornar terapeuta, é muito mais sobre temperamento do que qualquer característica de raça. Tem que ser um que goste de carinho, que aceite bem o toque humano, principalmente nessas terapias com crianças que gostam de abraçar. Obviamente, os animais precisam ter a saúde em dia, estarem saudáveis, vacinados e sem parasitas”, comenta Bruna.

Camila Sarah Mofsovich, uma das pacientes, disse que a ação foi também um momento de conscientização. “Eu não tenho cachorro, mas tenho gato e a gente fica muito carente, foi muito gostoso recebê-los. Acho que todo mundo fica muito animado, faz festinha no corredor, é um momento de socialização e despressurização.”

Conviver com animais ajuda no tratamento dos pacientes

“Desde o momento em que bateram na minha porta e avisaram de uma visita pet, eu já achei que era um ‘pet scan’ (exame), e pensei que não estava programado. Aí ela me disse que eram cachorros e eu fiquei super feliz porque a gente fica longe dos nossos bichinhos”, contou Camila.

Benefícios para todos

O resgate dos pets foi feito pelo Instituto Caramelo e a iniciativa faz parte do projeto “Love que Cuida”, da PetLove. Além disso, existe também uma campanha nas redes sociais para que esses animais sejam adotados. Nesta edição, o famoso Amendoim — protagonista do filme Caramelo — foi o líder de seus “aumigos”.

A ação beneficia a todos

Yohanna Perlman, do Instituto Caramelo, contou que a equipe selecionou cães que provavelmente passariam a vida toda em um canil. “Poder sair, socializar e ter esse contato humano faz uma diferença enorme para eles. Esperamos que seja apenas a primeira de muitas ações como essa. Quem sabe nossos cãezinhos não encontrem oportunidades que jamais teriam sem esse projeto?”

Para Bruno Junqueira, da PetLove, os animais têm a capacidade de mudar o ambiente com leveza e acolhimento. “Ao tornarmos pets invisibilizados em cães terapeutas, damos uma chance para que a vida deles aconteça de uma forma diferente. Foi muito bonito ver os próprios pacientes dizendo que o acolhimento que eles receberam pelos pets é quase inexplicável”, concluiu.

Sair da versão mobile