O rio Juruá trasbordou na noite deste sábado, 17, em Cruzeiro do Sul marcando 13,01 metros mas segundo a Defesa Civil Municipal não há ainda famílias desabrigadas pela enchente nem pedido de retirada de casa.
Neste domingo,18, as 9 horas ,o prefeito Zequinha Lima vai fazer uma vistoria no rio junto com a Defesa Civil e o Corpo dê Bombeiros e deverão anunciar as escolas que serão usadas como abrigos. Ele e o governo do Estado já alinharam as medidas de socorro às famílias. Equipes, equipamentos e os meios de socorro, como barcos e viaturas
já estão disponíveis para atuação na retirada das pessoas e o transporte até os abrigos. As escolas municipais estão prontas para servir como abrigo, e a Secretaria Estadual de Educação também colocou a disposição, a princípio as escolas maiores, conforme a necessidade e localização das primeiras famílias que necessitem ser retiradas.
O prefeito, que monitora de perto a situação, destacou que Cruzeiro do Sul possui um plano de contingência elaborado desde o ano passado, o que facilita as ações de prevenção e resposta, além das medidas preventivas já realizadas, como a elevação de residências em áreas de risco, que contribuíram para a redução do número de famílias desabrigadas em cheias recentes. “Esse é o momento de reunir todas as forças e os órgãos parceiros para auxiliar as famílias. Como sempre fazemos, junto com o governo do Estado vamos garantir o suporte necessário para os que forem alcançados pelas águas”, citou o prefeito.
Zequinha destaca que as ações de prevenção e resposta, além das medidas preventivas já realizadas, como a elevação de residências em áreas de risco, que contribuíram para a redução do número de famílias desabrigadas em cheias recentes.
