MAIS

    Venezuela: prefeito de NY critica Trump e fala em “ato de guerra”

    Por

    O prefeito de Nova York, nos Estados Unidos, Zohran Mamdani (à direita na foto em destaque), criticou a ação do presidente Donald Trump contra a Venezuela, realizada na madrugada deste sábado (3/1). Em nota divulgada nas redes sociais, Mamdani afirmou que “atacar unilateralmente uma nação soberana é um ato de guerra e uma violação do direito federal e internacional”.

    O prefeito nova-iorquino ainda disse que foi informado sobre a custódia do presidente venezuelano Nicolás Maduro e da esposa, Cilia Flores, em NY. Mamdani afirmou que irá priorizar a segurança dos venezuelanos que moram em Nova York e de todos os nova-iorquinos.

    Leia também

    “Essa busca flagrante por mudança de regime não afeta apenas aqueles que estão no exterior, mas impacta diretamente os nova-iorquinos, incluindo dezenas de milhares de venezuelanos que consideram esta cidade seu lar. Meu foco é a segurança deles e a segurança de todos os nova-iorquinos, e minha administração continuará monitorando a situação e emitindo orientações pertinentes”, escreveu Mamdani.

    EUA x Venezuela

    • Os Estados Unidos atacaram, neste sábado (3/1), diversas regiões da Venezuela.
    • O presidente norte-americano, Donald Trump, informou logo nas primeiras horas do dia ter capturado o presidente Nicolás Maduro.
    • A Embaixada dos EUA em Bogotá disse estar ciente diante das explosões em Caracas e pediu para que nenhum norte-americano viaje até a Venezuela por “nenhum motivo e evite as fronteiras da Venezuela com a Colômbia, o Brasil e a Guiana”.
    • Desde o início da ofensiva militar norte-americana na região, sob o pretexto de combater o tráfico internacional de drogas, as tensões se prolongaram.
    • Em meio ao agravamento do cenário, Maduro passou a ser o principal alvo das ameaças de Trump. Isso porque o presidente da Venezuela é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional.

    Venezuela: prefeito de NY critica Trump e fala em “ato de guerra” - destaque galeria4 imagensDonald Trump, presidente dos EUATrump durante coletiva após os ataques Venezuela: prefeito de NY critica Trump e fala em “ato de guerra” - imagem 4Fechar modal.MetrópolesImagens da ofensiva realizada em Caracas1 de 4

    Imagens da ofensiva realizada em Caracas

    Donald Trump, presidente dos EUA2 de 4

    Donald Trump, presidente dos EUA

    Joe Raedle/Getty ImagesTrump durante coletiva após os ataques 3 de 4

    Trump durante coletiva após os ataques

    Joe Raedle/Getty ImagesVenezuela: prefeito de NY critica Trump e fala em “ato de guerra” - imagem 44 de 4

    Jesus Vargas/Getty Images

    Opositor de Trump

    Mamdani tomou posse em 1º de janeiro de 2026. Aos 34 anos, o democrata passa a chefiar a maior cidade dos Estados Unidos após vencer a corrida eleitoral em novembro, em uma campanha regida por uma forte oposição ao presidente Donald Trump.

    Antes de ser eleito, Zohran Mamdani era deputado estadual. Declaradamente socialista, nasceu em Kampala, Uganda, é filho de mãe indiana e de pai ugandês. Cresceu na Cidade do Cabo, na África do Sul, e mudou-se para Nova York aos 7 anos. Ele cresceu no Queens e tornou-se fluente em seis idiomas.