Portal Estado do Acre Notícias

Vídeos: como dirigentes do BRB defenderam compra do Master antes de crise

videos:-como-dirigentes-do-brb-defenderam-compra-do-master-antes-de-crise

Vídeos: como dirigentes do BRB defenderam compra do Master antes de crise

Logo após o BRB anunciar a compra do Master, a direção do banco gravou vídeos defendendo a transação. Nas gravações, diretores e superintendentes da instituição financeira usam termos superlativos ao apresentar as “vantagens técnicas” da aquisição.

Os vídeos foram enviados para os próprios servidores do BRB e reúnem depoimentos de quadros de diferentes áreas do banco. A transação acabou barrada pelo Banco Central (BC), que, depois, determinou a liquidação do Banco Master. A negociação passou a ser investigada pela Polícia Federal (PF), com a relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também

Em uma das gravações, o superintendente de Operações Financeiras do BRB, Robério Mangueira, apresenta os resultados de um estudo técnico sobre as “sinergias positivas da aquisição de ações do Banco Master pelo BRB”.

“Primeiro ponto que eu gostaria de destacar, são operações com derivativos, a gente pode utilizar essa ferramenta para auxiliar no descasamento de ativos e passivos do conglomerado, e também na oferta de produtos estruturados, principalmente para clientes de atacado, governo e rural”, afirma.

Ele continua: “A sessão de carteira com coobrigação utilizada pelo conglomerado, tende a ser um produto que faça reduzir custo, mas também poderá ser uma ferramenta de liquidez, capital e gestão”. “Caso a operação seja aprovada, o BRB passa a ter um volume de ativos totais maior, isso faz com que assumimos (sic) novas posições estratégicas no mercado de capitais, e conseguimos (sic) trazer melhores negociações para o conglomerado BRB”.

Em outro vídeo, Haendel Pires. superintendente de ALM, Precificação e Cenários Econômicos do BRB, também apresenta informações da “manifestação técnica acerca da compra” feita por sua equipe. “A gente chegou a conclusão de que a operação pode ser muito vantajosa, tem pontos para ser observador e complementados, mas a operação faz muito sentido para o banco, para que a gente possa crescer e atingir todos os objetivos que a gente tem inserido no planejamento estratégico.”

O superintendente de Risco Operacional e Cibernético do BRB, Verandir Araújo, também gravou um vídeo. “Na nossa avaliação a gente identifica oportunidades seja por novos mercados ou por tecnologia, a gente identifica ali que o Banco Master e o Will Bank possuem infraestrutura de tecnologia independentes e com ferramentas avançadas e o que o BRB pode contribuir com a melhoria de governança e maturidade nesses processos”.

 

 

Sair da versão mobile