Wagner Moura fez história e venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026 por “O Agente Secreto”, na cerimônia deste domingo (11). É a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria. No discurso, ele agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem do longa.
“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Wagner concorreu com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”).
Noite histórica para o Brasil
Foi a segunda vitória de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro. Mais cedo, o filme brasileiro também levou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa. Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de “Central do Brasil”, e a primeira na história que o país vence dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Apresentadora da categoria, a atriz Minnie Driver fez o anúncio com uma palavra em português. Ela disse “Parabéns”, antes de falar o nome do filme em inglês.
Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
