Em coletiva de imprensa antes da partida contra o Real Betis pela LaLiga, o técnico do Real Madrid Xabi Alonso abordou pela primeira vez a saída por empréstimo de Endrick para o Lyon, da França. O jovem de 19 anos, que chegou ao clube merengue em 2024, foi cedido até junho de 2026 para ganhar mais minutos e experiência em uma liga competitiva.
Leia também
-
Técnico do Lyon rasga elogios a Endrick: “É um jogador diferente”
-
Endrick já tem data marcada para apresentação pelo Lyon; confira
-
Endrick está fora do clássico do Lyon contra o Monaco; veja motivo
-
Endrick treina pela 1ª vez no Lyon e mostra entrosamento com elenco
Alonso demonstrou compreensão com a decisão do jogador, apelidado carinhosamente de “Bobby” no vestiário madrilenho, e destacou a visão de longo prazo do Real Madrid no desenvolvimento de jovens talentos.
“No momento da carreira em que ele se encontra, nessa fase de adaptação depois de sair do Brasil para a Europa, ele precisa jogar. Entendo a decisão que tomou e também entendo a opção do clube de investir a médio prazo no seu desenvolvimento, para que ganhe experiência em uma liga competitiva como a francesa, em um clube onde terá mais minutos”, disse.
Endrick vestindo a camisa do Lyon
Reprodução/Lyon
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Veja os primeiros momentos de Endrick no Lyon, da França
Reprodução/Instagram
Ele ainda comentou sobre o crescimento de Endrick no Lyon. “O Real Madrid faz isso muito bem: jogadores que evoluem em outros clubes e depois rendem aqui. Se isso acontecer com o Endrick, ótimo. Entendo a decisão do Bobby, vamos acompanhá-lo de perto, com o desejo de que evolua e melhore”, declarou.
O treinador reforçou que a escolha não foi motivada apenas pelo curto prazo, especialmente em um momento de lesões no ataque merengue, como a de Kylian Mbappé.
“Não se trata apenas do curto prazo, mas também de olhar para o médio prazo, entender as necessidades e o momento em que as conversas começam. A decisão está tomada, não há volta atrás. O Endrick está lá, e seguimos acompanhando tudo com muita atenção e proximidade. Vamos disputar a Supercopa com total confiança nos jogadores que estão aqui”, afirmou.
Endrick, que teve poucas oportunidades sob o comando de Alonso na temporada 2025/26, estreará pelo Lyon no início de janeiro, no dia 11. O empréstimo não inclui opção de compra, sinalizando que o Real Madrid aposta no retorno do brasileiro mais maduro para a próxima temporada.
