O acreano Manex Silva será o representante brasileiro no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Aos 22 anos, o atleta nascido em Rio Branco disputará sua segunda Olimpíada de Inverno e chega à competição após um ciclo de quatro anos marcado por evolução técnica e maior experiência internacional.
Nascido em 2003, Manex se mudou ainda criança com a família para a Espanha, onde teve o primeiro contato com esportes praticados na neve. Foi no país europeu que conheceu o esqui cross-country e iniciou a trajetória na modalidade que o levaria ao cenário olímpico.
Na programação em Milão-Cortina, o acreano competirá em duas provas: o Sprint Clássico, na terça-feira, 10 de fevereiro, às 5h55 (horário de Brasília), e os 10km Livre com largada intervalada, na sexta-feira, 13 de fevereiro, às 8h30 (horário de Brasília).
No formato do sprint, os atletas percorrem um circuito entre 1 km e 1,5 km. Após uma tomada de tempo classificatória, os 30 melhores avançam para as baterias eliminatórias, que incluem quartas de final, semifinais e final. Na edição de 2022 dos Jogos de Inverno, Manex terminou a prova na 71ª colocação. Para 2026, a meta é reduzir a diferença para o grupo que avança às fases decisivas.
Em entrevista ao portal Olimpíada Todo Dia, o atleta explicou que o foco está em se aproximar do desempenho dos 30 primeiros colocados.
“Não tenho um objetivo muito concreto em termos de resultado, mas gostaria de ficar perto do top 30. Os 30 primeiros são os que avançam para as quartas de final, semifinal e final, e sei que não seria muito realista pensar que tenho grandes chances de entrar nesse grupo. Mas, pelo menos, quero ficar por perto — e quando falo ‘perto’, não me refiro apenas à posição, mas principalmente ao tempo de corte desses 30 classificados”, afirmou.

