Ícone do site Portal Estado do Acre Notícias

Japão tinha Zico como técnico no único duelo contra o Brasil em Copas

japao-tinha-zico-como-tecnico-no-unico-duelo-contra-o-brasil-em-copas

Japão tinha Zico como técnico no único duelo contra o Brasil em Copas

A Seleção Brasileira já tem o seu próximo adversário definido. Nesta segunda-feira (29/6), a equipe de Carlo Ancelotti irá enfrentar o Japão nos 16 avos do torneio. Os times tem um longo histórico de confronto, iniciado em 1989, porém, em Copas do Mundo, se enfrentaram apenas em uma ocasião.

Na fase de grupos do Mundial de 2006, o Brasil goleou os japoneses por 4 x 1, na última rodada. Naquela edição, os Samurais Azuis participavam da competição apenas pela terceira vez em sua história. No comando técnico, um brasileiro, Zico

Copa do Mundo de 2006

O ídolo do Flamengo treinou a seleção do Japão de 2002 até 2006, onde conquistou a Copa da Ásia, em 2004. O Galinho revelou para quem irá torcer nesta segunda-feira (29/6).

Eu vou torcer para o Brasil, sou brasileiro, pô. Agora, se ganhar o Japão, paciência. O que eu tenho certeza é que vai ser uma grande partida, porque o time do Japão joga o jogo”, disse Zico em entrevista à Fifa.

Antes do apito inicial do jogo de 2006, Zico não se segurou e cantou o hino nacional do Brasil. Naquele Mundial, os japoneses não conseguiram passar da fase de grupos.

“É claro que a emoção te pega. Tanto é que eu falei para os jogadores: ‘Ó, eu vou cantar o hino do Brasil antes de começar o jogo, como aprendi na escola, mas na hora que a bola rolar eu sou Japão’. Eu me peguei no exemplo do Didi, que ganhou duas Copas pelo Brasil e foi técnico do Peru contra a Seleção em 1970. Mas é duro”, explicou Zico.

3 imagens

1 de 3

Zico treinou o Japão na Copa do Mundo de 2006

Stuart Franklin/Bongarts/Getty Images

2 de 3

Ex-jogador de futebol, Zico

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

3 de 3

Zico é ídolo do Flamengo

Divulgação

Antes de comandar a seleção japonesa, o ex-meio-campista já tinha uma relação com o Japão. Em 1991, dois anos após se aposentar, pelo Flamengo, Zico retornou ao futebol para jogar no país asiático. Em 1991, iniciou a sua história com o Sumitomo Metals, atualmente Kashima Antlers.

Por lá, jogou até 1994 e foi peça importante para a criação da primeira liga profissional do país, a J1 League, em 1992. Após a sua passagem como jogador, virou diretor técnico da equipe em que jogou. Em 2002, assumiu a seleção japonesa, onde disputou a Copa de 2006.

Após comandar os Samurais Azuis, foi treinador em outras equipes do mundo até retornar ao Kashima Antlers, em 2018, novamente como dirigente. O Galinho ainda exerce a função. Também pelo clube japonês, Zico foi homenageado com uma estátua na frente do estádio da equipe.

3 imagens

1 de 3

O jogador tem uma estátua pelo Kashima Antlers

Hiroki Watanabe – JL/Getty Images for DAZN

2 de 3

Zico revelou que irá torcer para o Brasil

Mark Leech/Offside via Getty Images

3 de 3

Após a sua carreira como jogador, foi dirigente e treinador

Hiroki Watanabe/Getty Images

Com longa experiência no Japão, o ídolo do Flamengo revelou as diferenças entre a seleção deste ano e a que treinou em 2006.

“É lógico que o time evoluiu taticamente, mas a questão maior para os japoneses era o emocional. Hoje eles já estão sabendo jogar com a adversidade, atrás do resultado. Em 2006, por exemplo, a gente precisava ganhar por dois gols para nos classificarmos. Fizemos o 1 x 0 e tomamos um gol nos acréscimos. Hoje, com mais experiência, o time seguraria a bola, deixaria terminar o primeiro tempo, mas naquela época não”, disse o ex-jogador.

Desde que se classificou para a sua primeira Copa do Mundo, em 1998, o Japão nunca mais ficou de fora do torneio. Em 2026, completa a sua oitava participação. Nessa quinta-feira (25/6), eles empataram em 1 x 1 com a Suécia e ficaram na 2ª colocação do Grupo F, o que colocou o Brasil em seu caminho.

“O Japão tem um nível mais competitivo hoje em dia. Assim como os jogadores brasileiros, sul-americanos, os jogadores japoneses têm saído para a Europa. Hoje, dos 26 jogadores, 23 estão jogando na Europa. E estão jogando de verdade, em campeonatos como a Bundesliga, Serie A, Premier League”, destacou Zico.

O confronto entre a Seleção Brasileira e o Japão acontece nesta segunda-feira (29/6), às 14h (horário de Brasília), no NRG Stadium, em Houston.

Sair da versão mobile