A República Democrática do Congo está na segunda fase da Copa do Mundo. De virada, a seleção africana derrotou o Uzbequistão por 3 x 1 e avançou pela primeira vez na história do torneio. Os gols congoleses foram marcados por Wissa (duas vezes) e Mayele. Shomurodov fez o tento dos uzbeques.
O primeiro gol da partida saiu aos nove minutos do primeiro tempo. Wan-Bissaka e Mpasi falharam e a bola sobrou para Shomurodov. O camisa 14 tocou por cima para marcar um golaço para o Uzbequistão e abrir o placar.
O empate saiu apenas aos 22 minutos do segundo tempo. Em cobrança de pênalti, Wissa acertou o canto direito do goleiro Nematov e balançou a rede.
A virada dos congoleses foi aos 32 minutos da segunda etapa. Após chute de Elia, a bola desviou no meio do caminho e sobrou para Mayele. O atacante se esticou e fez 2 x 1 para os Leopardos.
Nos minutos finais do duelo, o placar foi ampliado. Wissa recebeu na entrada da área, deixou Khamrobekov para trás e chutou no canto do goleiro para decretar a classificação de RD Congo com uma vitória por 3 x 0.
Com o resultado, RD Congo vai encarar um adversário difícil na próxima fase. A equipe terá pela frente a Inglaterra, do atacante Harry Kane.

