Ícone do site Portal Estado do Acre Notícias

Brasil mira 22 bilhões de litros de etanol de milho, mas especialistas apontam um obstáculo inesperado: além de 51,2 milhões de toneladas de grãos, usinas precisarão garantir biomassa

Brasil mira 22 bilhões de litros de etanol de milho, mas especialistas apontam um obstáculo inesperado: além de 51,2 milhões de toneladas de grãos, usinas precisarão garantir biomassa

Faça um comentário

10 min de leitura

Brasil mira 22 bilhões de litros de etanol de milho, mas especialistas apontam um obstáculo inesperado: além de 51,2 milhões de toneladas de grãos, usinas precisarão garantir biomassa

Escrito por Noel Budeguer

Publicado em 31/10/2026 às 12:00

Atualizado em 31/10/2026 às 12:01

Biocombustíveis Renováveis

Grupo

Foto de arquivo de instalação da FS em Mato Grosso, divulgada pelo BNDES em reportagem de junho de 2026. Imagem de contexto; não retrata a Conferência NovaCana nem uma usina recém-inaugurada.

Seja o primeiro a reagir!

Prefira o CPG no Google

Bancos projetam até 22 bilhões de litros de etanol de milho em 2030/31, mas alertam para outro insumo essencial: madeira e biomassa para as caldeiras. Em Mato Grosso, a expansão pode exigir novas áreas de eucalipto.

O Brasil pode dobrar de tamanho sua indústria de etanol de milho nos próximos anos e chegar à marca de 22 bilhões de litros em 2030/31. Para transformar essa perspectiva em combustível nas bombas, porém, não bastará colher mais grãos. Uma parte decisiva da expansão dependerá de algo que costuma ficar fora das manchetes: madeira de eucalipto e outras fontes de biomassa para produzir o vapor e a energia usados dentro das usinas.

As contas expostas por especialistas durante a Conferência NovaCana 2026 apontam uma necessidade estimada de 51,2 milhões de toneladas de milho para abastecer a produção projetada. Ao lado desse volume gigantesco de cereal, surge uma segunda corrida industrial, por florestas plantadas, contratos de fornecimento e transporte de madeira. A consequência é surpreendente: uma fábrica pode ter milho e equipamentos, mas enfrentar dificuldade para funcionar de maneira competitiva se faltar combustível para suas caldeiras.

Mais etanol exige 51,2 milhões de toneladas de milho — e uma fonte de energia que não nasce do próprio grão

O alerta foi feito por analistas do Itaú BBA e do Rabobank em debate sobre o avanço do etanol de milho. Segundo reportagem publicada pelo NovaCana em 29 de outubro de 2026, Guilherme Theodoro, gerente de crédito de agronegócio do Itaú BBA, apresentou a projeção de 51,2 milhões de toneladas de milho utilizadas pelo setor na safra 2030/31. O encontro da Conferência NovaCana ocorreu em setembro; a análise foi publicada no fim de outubro.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

Veja também

Desse total projetado, 25,7 milhões de toneladas estariam concentradas em Mato Grosso, ante uma demanda atualmente estimada em 16,7 milhões no estado. É um salto de 9 milhões de toneladas na compra de grãos pelas unidades industriais mato-grossenses. Os números são estimativas para o horizonte de expansão, não um volume já consumido nem uma meta obrigatória estabelecida pelo governo.

O milho passa por moagem, transformação do amido em açúcares, fermentação e destilação até virar etanol. Essas etapas exigem calor, vapor, secagem e eletricidade. Nas usinas tradicionais de cana, o próprio processamento entrega um combustível abundante: o bagaço. Já as plantas que trabalham exclusivamente com milho precisam organizar uma fonte externa de energia, frequentemente cavacos e lenha de eucalipto cultivado, além de resíduos vegetais quando disponíveis e adequados à tecnologia da unidade.

Essa diferença aparentemente pequena muda a equação de um investimento bilionário. O terreno, os silos e as torres de processamento não resolvem, sozinhos, o problema do fornecimento energético. É preciso garantir madeira colhida de forma regular, transporte, armazenamento e preço previsível durante muitos anos.

Faltariam 218 mil hectares de eucalipto em Mato Grosso num cenário de maior dependência da madeira

Um levantamento da Consultoria Agro do Itaú BBA dimensionou o desafio de forma concreta. Se a expansão projetada fosse atendida com grande dependência da madeira de eucalipto, Mato Grosso necessitaria de aproximadamente 383 mil hectares de florestas plantadas voltadas ao suprimento das usinas até 2030. O estudo compara essa necessidade a uma base estadual de cerca de 165 mil hectares no recorte utilizado e encontra uma diferença potencial de 218 mil hectares.

Floresta comercial plantada em Mato Grosso. Imagem de arquivo do Indea/Juara, divulgada em 2024, utilizada para ilustrar a produção de madeira energética; não identifica os projetos florestais estimados para 2030.

O cálculo foi detalhado pela Aprosoja/MS em 25 de setembro e divulgado também em cobertura da Forbes Agro. É um cenário técnico, não um diagnóstico de que toda usina está sem combustível ou de que as novas áreas já foram aprovadas para plantio. O resultado dependerá da eficiência das fábricas, de fontes alternativas de biomassa e da disponibilidade efetiva da madeira já plantada.

Para financiar a expansão das florestas energéticas mato-grossenses, o mesmo estudo estima investimentos entre R$ 7,6 bilhões e R$ 14,3 bilhões, conforme a eficiência operacional considerada. Ou seja, o crescimento do etanol pode criar uma nova frente bilionária de plantio florestal, colheita, máquinas, transporte e contratos de fornecimento, além do dinheiro aplicado nas próprias refinarias de grãos.

Há também um obstáculo de calendário: o milho pode ser colhido a cada safra, enquanto o eucalipto normalmente exige um ciclo de vários anos até o corte, frequentemente da ordem de seis a sete anos, dependendo do sistema adotado. Uma usina cuja inauguração está próxima não pode simplesmente plantar todas as árvores que consumirá e esperar que elas estejam prontas no mês seguinte.

A madeira não precisa apenas existir: ela tem de estar perto da fábrica

O custo do frete aparece como outro ponto decisivo. Um grande plantio de eucalipto em determinada região não significa fornecimento barato a uma unidade localizada centenas de quilômetros dali. Madeira para energia tem valor por volume e precisa circular continuamente em caminhões; a distância e a qualidade das estradas podem encarecer uma operação que, no papel, parecia viável.

Raphael Gimenes, analista de Economia da Aprosoja/MS, chamou atenção para esse problema no levantamento da entidade. A expansão das indústrias exige olhar para localização, produtividade, finalidade da madeira, contratos e logística, não apenas para a superfície total plantada. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a cadeia de celulose já ajudou a formar uma grande base de fornecedores florestais, mas parte dessa madeira tem compradores e contratos próprios; não está automaticamente livre para abastecer etanol.

A Aprosoja/MS apontou 1,985 milhão de hectares de eucalipto no estado na safra 2025/26, conforme os dados utilizados pelo projeto SIGA-MS. O número expressa a dimensão da silvicultura sul-mato-grossense, muito associada ao papel e à celulose. Não deve ser confundido com área destinada exclusivamente às caldeiras das usinas de milho, nem usado para afirmar que Mato Grosso do Sul teria toda a biomassa necessária sem investimentos adicionais.

Há um componente ambiental: ampliar a produção de madeira energética precisa respeitar licenciamento, regras de uso da terra e rastreabilidade. O objetivo não é substituir floresta nativa por um combustível que passaria a ser chamado de limpo. A origem dos materiais também influencia a credibilidade ambiental e o acesso a mercados que exigem comprovação de sustentabilidade.

O cavaco ficou mais caro e reacendeu a disputa por energia no Centro-Oeste

A pressão já aparece em relatos de mercado. Em apresentação do setor repercutida pelo Portal do Agronegócio em 2 de outubro, Plínio Nastari, presidente da Datagro, relatou que o preço de referência do cavaco de eucalipto havia passado de cerca de R$ 60 por metro cúbico para uma faixa de R$ 150 a R$ 250 em condições observadas pelo mercado.

Esses valores são relatos de um dirigente e não uma cotação uniforme válida para todos os municípios, contratos ou momentos. A dimensão da diferença, contudo, ajuda a entender por que o custo energético entrou no radar dos bancos. Uma usina precisa calcular o gasto com madeira durante todo o funcionamento, e não apenas o investimento inicial na construção da caldeira.

Lavoura e colheita de milho em Mato Grosso, em fotografia de divulgação da FS disponibilizada pelo BNDES. Imagem contextual da matéria-prima destinada à indústria de etanol, não do debate da Conferência NovaCana.

Na avaliação publicada pela Brasil Energia em agosto, o analista Filipi Cardoso, do Bradesco, já destacava a origem da energia como uma das primeiras perguntas feitas ao analisar crédito para novos projetos de etanol de milho. O problema não se restringe ao preço da matéria-prima agrícola: falta de fornecimento estável pode afetar custo, rentabilidade e a própria viabilidade de uma indústria.

O Brasil produzia cerca de 10 bilhões de litros; agora há projeções de 22 bilhões e planos ainda maiores

Para dimensionar a velocidade das mudanças, basta olhar a safra em curso. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou em agosto uma produção de 11,91 bilhões de litros de etanol de milho em 2026/27, crescimento de cerca de 17% frente ao ciclo anterior. A estimativa integra um mercado total de etanol, somando cana e milho, de aproximadamente 41,88 bilhões de litros.

Outro estudo do Itaú BBA trabalha com a capacidade industrial instalada: de 10,9 bilhões de litros anuais em 2025 para até 25,3 bilhões em 2030, conforme os cenários apresentados no ano. Não são números diretamente intercambiáveis. Capacidade é quanto as instalações poderiam fabricar; produção é quanto efetivamente fabricam. Por isso, uma perspectiva de 22 bilhões de litros em 2030/31 não equivale a afirmar que 22 bilhões já estejam contratados, vendidos ou garantidos.

As projeções tampouco são consensuais. No Plano Decenal de Expansão de Energia 2036, divulgado em 29 de outubro, o Ministério de Minas e Energia e a Empresa de Pesquisa Energética estimam oferta nacional de 53,1 bilhões de litros de etanol de todas as matérias-primas em 2036, com cerca de 40% provenientes do milho. O documento combina hipóteses e horizonte distintos dos utilizados pelos bancos.

O mesmo plano estima R$ 25,3 bilhões em investimentos em etanol de milho e outros cereais entre 2027 e 2036, dentro de uma previsão mais ampla de R$ 142 bilhões em biocombustíveis. Também é importante separar o investimento nas fábricas do gasto com novas áreas florestais: são frentes econômicas relacionadas, mas não necessariamente contempladas nos mesmos cálculos.

Uma alternativa já está nas usinas de cana: aproveitar o bagaço para fabricar etanol de milho

Não existe apenas um caminho para gerar calor nas refinarias de milho. Os novos projetos podem recorrer, de acordo com as condições locais e o equipamento instalado, a bagaço de cana, capim-elefante, casca de arroz, resíduos agrícolas e outras fontes renováveis. Uma estratégia é aproveitar estruturas já existentes nas usinas que processam cana.

Na Unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS), por exemplo, a Atvos desenvolve uma integração entre o processamento de milho e as operações sucroenergéticas. Conforme descreveu a Brasil Energia, a empresa pretende utilizar bagaço de cana como fonte de calor para a nova linha de etanol de milho. Trata-se de um projeto específico, não de uma solução automaticamente disponível para todas as plantas dedicadas a cereais.

A diversidade é importante porque cada alternativa tem custos, sazonalidade, requisitos de processamento, transporte e emissões próprias. Material próximo à usina pode ser atraente do ponto de vista logístico, mas é necessário avaliar a disponibilidade real e evitar concorrência com usos já estabelecidos para o resíduo.

O crescimento pode beneficiar produtores de milho, florestas plantadas e alimentação animal

Os efeitos da expansão vão além dos tanques de combustível. Usinas compram grãos, contratam fretes e geram coprodutos, como DDG e DDGS, ingredientes utilizados na alimentação animal, além de óleo de milho. Esses materiais podem reforçar relações comerciais com criadores de aves, suínos e bovinos, abrindo outro destino para parte da safra.

Um exemplo concreto dessa escala foi apresentado pelo BNDES em 15 de junho de 2026. O banco aprovou R$ 500 milhões para financiar uma nova planta da FS em Campo Novo do Parecis (MT). O projeto prevê processamento de até 1,2 milhão de toneladas de milho por ano e produção de até 540 milhões de litros de etanol, além de 390 mil toneladas anuais de DDG. São capacidades anunciadas para a unidade projetada, não produção já realizada.

O BNDES também registrou que a FS opera fábricas em Lucas do Rio Verde, Sorriso e Primavera do Leste e utiliza biomassa para sua geração de energia. São exemplos da cadeia produtiva real que precisa ser ampliada e abastecida para atingir as projeções nacionais. O fortalecimento da indústria, entretanto, dependerá da demanda efetiva, dos custos dos grãos e da viabilidade de energia e logística em cada região.

O desafio até 2030 é plantar e transportar energia na mesma velocidade em que as fábricas crescem

O mercado ganhou um horizonte ambicioso: bilhões de litros adicionais de etanol de milho e dezenas de milhões de toneladas de grãos a serem transformados. Mas a maior surpresa está no fato de que o principal gargalo de uma fábrica de biocombustível pode estar fora da fábrica — nos viveiros de mudas, nos talhões de eucalipto e nas estradas por onde circula a biomassa.

Nos próximos anos, os indicadores a acompanhar serão a autorização e entrada em operação das usinas, a oferta de madeira por região, a ampliação de áreas florestais, a evolução do frete e a capacidade de aproveitar fontes energéticas alternativas. Se esses elementos avançarem juntos, o país poderá transformar mais milho em combustível. Se não avançarem, parte da expansão anunciada poderá enfrentar custos maiores ou cronogramas mais longos.


Conteúdo reproduzido originalmente em: clickpetroleoegas por Noel Budeguer.

Sair da versão mobile