MAIS

    Carteiras de habilitação terão código de segurança a partir deste mês

    Por

    Todas as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) emitidas a partir deste mês de maio já contam com um novo recurso: o QR-Code. A inclusão da tecnologia estava prevista nas mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As regras valem para todo o país. Entre as alterações, mudanças na cor, layout e inclusão de itens de segurança, como marcas d’água, holografia e dois números de identificação do condutor, um estadual e outro nacional. O código, assim como as demais mudanças anunciadas pelo Contran, é para evitar falsificações e fraudes na CNH.

    É possível verificar o nome o endereço, a pontuação que o motorista tem, se a habilitação está suspensa e a foto do dono da carteira. O chefe da Primeira Ciretran Valdeci Dantas explicou que são inúmeros os benefícios, principalmente para a fiscalização.

    Após a leitura do código bidimensional, qualquer pessoa poderá acessar informações pessoais do condutor, foto e números de identificação do documento. A carteira de motorista também é muito utilizada para fazer compras, abrir conta em banco, como um documento de identidade e aplicativo pode ser utilizado por bancários e comerciantes. Assim é possível ver se a pessoa que está apresentando a carteira é a mesma registrada pelo Denatran. As locadoras de veículos também sofreram menos golpe a partir de agora, com pessoas que levavam os carros e desapareciam. (A Tribuna)