Depois da polêmica gerada por uma decisão e uma declaração da prefeita Marilete de atribuir o cancelamento do Festival de Verão que seria realizado na praia do Rio Tarauacá, à falta de segurança no município, nesta terça feira foi a vez dos representantes das forças de segurança se manifestarem.
Assim como o Comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Ruiz Almada, o Delegado de Polícia Civil Dr. José Obetânio, manifestou-se favoravelmente à realização do evento em questão, conforme texto abaixo:
O delegado de Polícia Civil da cidade de Tarauacá, José Obetânio, vem a público esclarecer que a Polícia Civil estará com uma equipe reforçada de prontidão à disposição dos organizadores do Festival de Praia que esta na iminência de acontecer no município de Tarauacá.
A autoridade policial, lembra também que a orientação do secretário de segurança, Emylson Farias, é para que as forças policiais atuem conjuntamente a exemplo do fim de semana passado quando as forças de segurança estiveram presentes na realização do Festival do Açaí, em Feijó, cuja característica é semelhante ao Festival de Praia de Tarauacá e nenhuma ocorrência de relevo foi registrada a ponto de macular o sucesso do evento.
Por fim, o delegado ressalta que o Festival de Praia oferece entretenimento e laser à população que espera ansiosamente pela realização desta importante manifestação cultural.
Assim como em anos anteriores, o Estado/Polícia estará agindo firme para evitar quaisquer tipo de ocorrência que comprometa o festival.
Já o comandante do 7º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento em Tarauacá, Feijó e Jordão, coronel Jeferson Ruiz disse na manhã desta terça-feira, 15, que foi pego de surpresa com a decisão da prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, de cancelar o Festival de Praia do município por causa da falta de segurança.
Ao contrário do que disse a prefeita ontem, o comandante afirmou que em nenhum momento deu orientações para que o evento não fosse realizado em função da violência no município. Ele afirma que apenas pediu para que a prefeitura contratasse seguranças privados com o objetivo de ajudar a Polícia Militar durante o festival. A disponibilização de seguranças é normal em qualquer evento no estado.
“Inclusive no Festival do Açaí, a gente reforçou o policiamento com a ajuda de seguranças contratados como é feito em todos os eventos. Isso aí foi uma surpresa pra mim. Eu acredito que tenha sido outras razões, outros motivos. Nós temos efetivo, temos policiamento”, lembrou
“Se a gente for por esse lado não pode ter mais evento nenhum em Tarauacá e em nenhum outro município. Nunca houve registro de incidente no Festival de Praia. Isso aí foi uma surpresa pra mim”, afirmou o comandante.