Celebração da morte de Jesus
Muito tempo atrás, Deus revelou uma mensagem a um profeta. Deus disse que um dia as pessoas vão viver em harmonia com a natureza. Ninguém vai ficar doente. As famílias vão construir suas próprias casas, tirar seu sustento da terra e ficar muito satisfeitas com seu trabalho. — Isaías 11:6-9; 35:5, 6; 65:21-23.
Como podemos ter certeza que isso vai acontecer? Jesus fez milagres para mostrar às pessoas que o mundo inteiro vai ser bom assim. Ele também morreu por nós. Por causa da morte dele, a tristeza vai deixar de existir e todas as promessas de Deus vão se cumprir. A morte de Jesus foi tão importante que ele mandou seus discípulos se reunirem todos os anos para lembrar da morte dele. — Lucas 22:19, 20.
Pelo calendário usado nos tempos bíblicos, o dia da morte de Jesus vai cair neste ano na terça-feira, dia 11 de abril. As Testemunhas de Jeová convidam você para estar com elas nessa data e aprender como a morte dele pode ajudar você e sua família.
As Testemunhas de Jeová convidam toda a comunidade tarauacaense para estar presente a Celebração da morte de Cristo. 
Evento bíblico gratuito dia 11 de Abril, em dois horários:
18 às 19h ou das 19:40h às 20:40h
No Salão do Reino das Testemunhas de Jeová na entrada do Bairro Avelino Leal (Bairro Novo) 
MAIS

    TARAUACÁ: JANAINA FURTADO QUER CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSE NO MUNICÍPIO

    Por
    Em viagem recente a Rio Branco com a família, a Vereadora Janaina Furtado da Rede Sustentabilidade, aproveitou para visitar e conhecer a estrutura e o funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura da capital, que tem como diretor médico veterinário tarauacaense Everton Arruda.
    O órgão tem como função, recolher animais que estão abandonados nas ruas que possam transmitir doenças para as pessoas. Depois de tratados, alimentados, cuidados, esses animais são disponibilizados para adoção. Uma política ambiental de responsabilidade da secretaria municipal de saúde.
    “Fui conhecer para tentar trazer essa experiência aqui para Tarauacá essa política de saúde publica e ambientalmente correta. Já temos muitos animais abandonados vivendo nas nossas ruas e que podem estar transmitindo inúmeros doenças (zoonoses) para as pessoas. É uma estrutura que precisa de espaço físicos e profissionais da área de veterinária. além de outras”, relatou a vereadora.
    Em Tarauacá existe apenas um canil municipal, que funciona precariamente, cujo objetivo é apenas abrigar os cães apreendidos nas ruas. Uma espécie de prisão dos animais. “Tenho conversado com profissionais veterinários e vou sentar com a prefeita Marilete Vitorino, Secretária Municipal de Saúde Meirivânia Daniel, para que juntos possamos buscar as condições que possa viabilizar a implementação desse projeto”, concluiu Janaina.
    Zoonose é um termo da medicina que designa as doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais. É uma palavra de origem grega formada por “zoo”, que significa “animal” e “noso”, que significa “doença”.
    As zoonoses são transmitidas pelos animais através de vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microorganismos diversos. A peste, carbúnculo, psitacose, triquinose e ornitose são exemplos de algumas zoonoses. 
    As zoonoses mais comuns são:
    Toxoplasmose (transmitida principalmente pelos felinos que são hospedeiros definitivos do protozoário da doença);
    Leptospirose (muito comum em época de chuvas porque é transmitida através do contato com a pele ou pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria);
    Raiva (doença provocada por vírus e transmitida através da mordida de um animal contaminado);
    Dengue (transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti);
    Histoplasmose (os fungos presentes em fezes secas de passarinhos, pombos ou morcegos são causadores dessa doença).
    Das diversas zoonoses existentes, não são tão comuns nos seres humanos como nos animais e muitas vezes os casos de pessoas infetadas não são relatados. Há outras zoonoses que, de forma contrária, são menos comuns nos animais, no entanto são muito graves para a saúde humana, por exemplo, Brucelose, Hidatidose, Febre Q. Doenças como Raiva ou Tuberculose bovina são igualmente graves para o animal e para o homem.
    Zoonoses como a tuberculose e brucelose bovina e bubalina e em animais produtores de leite são de notificação obrigatória por parte das entidades responsáveis (profissionais de saúde, por exemplo).
    A Saúde Pública Veterinária é a área responsável pela criação de medidas de controle e combate de zoonoses.
    Assessoria Parlamentar
    Vereadora Janaina Furtado
    Rede Sustentabilidade
    Sair da versão mobile