MAIS

    TARAUACÁ: ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO SÃO DESTAQUES NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DA MATEMÁTICA 2018

    Por
    Alunos da Rede Pública de Ensino de Tarauacá, ganharam destaque na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os destaques foram das Escolas São José, Plácido de Castro, Rosaura Mourão, Tupanir Gaudêncio, Djalma Batista e Instituto Federal do Acre. Um estudante tarauacaense conquistou medalha de bronze e 8 receberam menção honrosa. A divulgação dos resultados ocorreu na última quarta-feira, 21, no site da Olimpíada.

    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), anuncia nesta quarta-feira (21) a relação de vencedores da sua 14ª edição. A olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 40.946 menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberam 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5700 menções honrosas. Também foram premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos.

    A Obmep é dividida em três níveis: 1º nível (estudantes do 6º e 7º ano); 2º nível (8º e 9º ano); e 3º nível (estudantes do Ensino Médio). 

    Na primeira fase ocorre a aplicação de prova objetiva a todos os alunos inscritos pelas escolas. 

    Na segunda etapa, os alunos foram avaliados por uma prova discursiva, de caráter classificatório, com seis questões, cada uma valendo 20 pontos.
    Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a Obmep é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A ação busca identificar jovens talentos e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas. Em 2018, cerca de 18,24 milhões de crianças e jovens de 54,5 mil escolas participaram da Olimpíada.

    Premiados em Tarauacá
    Nível 1 (estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental) – Medalha de bronze:


    Luan Negreiro da Silva, 11 anos, estudante do 6º ano da Escola São José, filho de de João Francisco Brasil da Silva e Francisca Rosane Feitoza Negreiro, morador da Travessa Maria Anália Bairro Senador Pompeu.

    Menção Honrosa – Nível 2 (estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental)

    Jonathan da Silva Martins, 12 anos, filho de Aldenir da Silva Martins e Silvânia Gomes da Silva, estudante do 7º ano, Turma “B”, turno da Tarde, na Escola Tupanir Gaudêncio, morador da Rua Isaura Borges, Bairro Triângulo.

    Altemira Dantas de Melo, 12 anos, filha de  Vilsa de Souza e Júlio César Dantas de Melo, estudante do 8° ano, turma “B”, Escola Rosaura Mourão da Rocha, moradora da Rua Constantino Mosle, no Bairro Senador Pompeu.


    Antônia Alinis Ramalho Sales, 12 anos, filha de Maria José da Costa Ramalho e José Cleilson Ferreira Sales, estudante do 8° ano, Turma “C”,  Escola Rosaura Mourão da Rocha, moradora da Rua Severiano Ramos, Bairro Senador Pompeu.

    Willian Brandão Bezerra, 14 anos, estudante do 9º ano na Escola São José, filho de Otávio Coelho Bezerra e Lêda Brandão Bezerra, morador da Rua Nilo Freire de Albuquerque, Bairro Avelino Leal.

    Antônio Eduardo Conceição de Holanda, 14 anos, estudante do 9° ano, turma “E”, turno da tarde, Escola Plácido de Castro, morador do Beco da Garagem, Centro.

      

    Nível 3 (estudantes do ensino médio) – Menções honrosas.


    – Juliano do Nascimento Cassiano Júnior, 16 anos, filho de Juliano do Nascimento Cassiano e Maria da Cruz Castro do Nascimento, é estudante do Curso de Agricultura no IFAC, 3º ano, no turno da manhã, morador da BR 364, sentido Tarauacá/Feijó, número 1680, Bairro Corcovado.
    Ainda receberam menção honrosa Anne Khary Silva de Menezes e José Elivan Feitosa de Souza da Escola de Tempo Integral Dr. Djalma da Cunha Batista.

    Confira a lista de premiados aqui

    Assessoria de Comunicação 
    Núcleo Estadual de Educação