Nem mesmo o isolamento foi capaz de impedir a chegada da facção B13 à cidade de Jordão, no interior do Acre, cujo acesso só é possível por via fluvial ou área.
Os sinais da presença da facção que disputa território contra o Comando Vermelho ( CV) estão registrados na quadra de grama sintética da cidade, no bairro Lindolfo Mateus ( bairro Novo). As iniciais do grupo e uma frase contra o grupo rival está grafado em letras bem visíveis no banco local de lazer dos moradores.
Embora não seja novidade para os municípes que circula bastante drogas na cidade, principalmente maconha, plantada no próprio município, ninguém esperava que a facção pudesse se instalar na pacata cidade.
Segundo o IBGE, o município tem cerca de 8.200 habitantes, dos quais 40% são indígenas, da etnia Kaxianawa ( huni kui). Desses oito mil, cerca de 5 mil vivem na cidade.
A população ficou assustada ao saber que membros da facção escreverem frases no banco da quadra, uma demonstração da instalação do grupo criminoso que surgiu nos presídios do Acre e é filiada ao Primeiro Comando da Capital ( PCC)- originária de São Paulo.
Segundo as autoridades ouvidas pelo Portal Tarauacá , a fuga do grupo para Jordão, cidade pequena e isolada , é motivada porque o B13 perdeu muito espaço para a facção rival ( CV). Inclusive, em Tarauacá, cidade que os jordanenses tem acesso por via fluvial, o CV praticamente comanda todas as bocas de fumo. Já nos municípios do Vale Juruá, principalmente Cruzeiro do Sul , segunda maior cidade do Estado, praticamente não existe mais membros do B13.
Na guerra entre faccionados, o grupo carioca conseguiu dominar os rivais. Várias mortes foram registradas no final de 2018 e praticamente todo ano de 2019. Quando o CV dominou Cruzeiro do Sul, houve comemoração com vários disparos.
Questionado pelo jornalismo do Portal Tarauacá, o Tenente Fortunado, comandante da Polícia Militar de Jordão, garantiu que a permanência da facção têm dias contados no município. ” Estamos investigando o caso. Membros de facção não terá vida fácil aqui. A PM não vai permitir que facção nenhuma cresça na nossa cidade. A resposta será dada de acordo com os rigores da lei”, garantiu o Tenente.
Por Portal Tarauacá