MAIS

    Urgente: ANAC suspende voos para Marechal Thamaturgo e Porto Walter durante seis meses

    Por

    Como se já não bastassem os constantes cancelamos de voos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco pela empresa Gol Linhas Aéreas, estão agora também suspensas as operações aéreas para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

    A medida acautelatória expedida no último dia 26 pela ANAC proíbe as operações de pousos e decolagens nos dois aeródromos.
    A medida cautelar da ANAC responde a um processo aberto pelo MP em novembro de 2019, quando realizou vistoria nos dois aeródromos e constatou diversas irregularidades, a maioria das quais, com implicações à segurança das operações.

    O relatório técnico chegou às mesmas conclusões a respeito de ambos os aeródromos: não oferecem barreiras à entrada de pessoas e animais, péssimas condições de trafegabilidade trazendo risco a integridade de passageiros e pilotos, e uma completa lacuna a respeito de quem seriam os responsáveis legais e operacionais pelos aeródromos.

    Segundo o relatório, embora moradores e funcionários assumam que ambas as pistas sejam de responsabilidade do Governo do Estado, no cadastro da ANAC consta como privado, sem o nome do responsável.
    A proibição da ANAC abre exceção somente para operações de emergência médica, mediante a autorização do proprietário do aeródromo. Contudo, como não há informações de quem seria o proprietário, até mesmo tais operações de emergência podem sofrer algum tipo de interdição.

    Por Juruá em Tempo