MAIS

    Eudes Mendes, do seringal São Luiz para a presidência da Câmara de Vereadores de Jordão

    Por

    Eudes Mendes, 33 anos, saiu literalmente do seringal São Luiz, no baixo rio Tarauacá, para comandar a presidência do poder legislativo de Jordão. Ele morava na comunidade rural e trabalhava como Agente Comunitário de Saúde ( ACS) há dez anos. 

    Vereador Eudes Mendes em 2012 indo fazer o trabalho de ACS

    Filho de pais agricultores, Eudes chega na Câmara com a responsabilidade de representar bem sua gente, até porque conhece como poucos a realidade dos agricultores às margens dos rios e igarapés da região. 

    De família humilde e numerosa, como geralmente são os colonos, além de Eudes, seus pais têm mais 10 filhos. Todos criados na área rural , posteriormente,  alguns vieram trabalhar na cidade . O novo presidente da Câmara de Vereadores ficou no campo. Trabalhando como ACS, prestando assistência básica na área de saúde. 

    Ele é o primeiro representante da família Mendes a chegar ao parlamento. Não obstante a chegada triunfante na Câmara, com a segunda maior votação do pleito com 198 votos, ele também foi eleito de forma unânime pelos colegas para presidir à Casa do Povo. 

    No discurso de posse, prometeu diálogo e união com os colegas e com o executivo. 

    Na primeira legislatura de 1992, época que Jordão se tornou emancipado de forma administrativa e política de Tarauacá, Eudes tinha apenas cinco anos. Em 1987, quando Eudes Mendes nasceu, o que existia era apenas o sentimento de uma pequena parcela dos moradores da Vila de Jordão de se tornar cidade. Algo que só veio acontecer na década de 90. 

    Por Leandro Matthaus

    Portal Tarauacá