Por G1
Pesquisa de boca de urna das eleições presidenciais do Peru deste domingo (6) feita pelo instituto Ipsos aponta para uma vitória muito apertada da direitista Keiko Fujimori sobre o esquerdista Pedro Castillo: ela obteria 50,3% contra 49,7% do adversário, considerando os votos válidos.
Se os resultados se concretizarem, Keiko, de 46 anos, chegará à presidência peruana após derrotas consecutivas no segundo turno das eleições. Os números da apuração devem começar a sair por volta de 1h30 da manhã (de Brasília). Dado o resultado da boca de urna apertado, Pedro Castillo ainda pode conseguir uma virada.
Leia também:
- Com números revisados, Peru é o país com mais mortes por habitante na pandemia
- Ataque armado com 14 mortos marcou o país às vésperas das eleições
Embora se coloque como representante da democracia e prometa respeito à Constituição, o sobrenome Fujimori faz com que ela ainda tenha muita rejeição — sobretudo porque ela ainda elogia o pai, Alberto Fujimori, que governou o Peru em um regime autoritário na década de 1990 e está preso por desrespeito aos direitos humanos. Ela mesma admitiu que prefere que o país viva uma “demodura”, o que chamou de “mistura de democracia e ‘mãos duras'” em relação ao crime.