O crescimento desordenado de Tarauacá aponta para um cenário desassolador nos próximos anos. Sem um planejamento, a cidade cresce em direção as áreas alagadas e lugares inóspitos. O que indica que os próximos anos, principalmente no período das cheias, como foi no início de 2021 e 2013, cuja cidade ficou mais de 60% submersa, milhões em prejuízos! Com isso, vamos vivenciar mais calamidade e destruição.
Nas décadas anteriores, a cidade foi considerada a princesinha do Acre. Hoje, sem dúvidas e sem medo das críticas, temos umas das cidades mais feia do Estado do Acre. Ruas que parecem cenários de filmes de guerra.
Percorri Tarauacá, fui no Beco da Garagem, no final da Pista Velha, e a cidade cresce para dentro do gapó. O que aponta para um desfecho triste e preocupante. Nesses locais , a prefeitura pode levar de forma paliativa pavimentação de ruas , água e a energia elétrica de forma irregular ( como já existe) , na qual dezenas de fios e vários postes amontoados. Mas tudo ali, terá dia para ser feito e dia para ser destruído pela nova enchente e chuvas fortes.

Não é culpa da atual administração o cenário do caos, são décadas de más conduções, mas cabe a gestora que ocupa o executivo hoje, fazer algo para salvar o amanhã. O primeiro passo é fazer a desapropriação de terras na região da rodoviária. Como ela fez com a área do lixão.
O crescimento desordenado gera mais pobreza e sofrimento aos que habitam no lugar, mas também favorece muitos políticos.