MAIS

    Eduardo Cunha anuncia filiação no PTB

    Por

     

    Eleições 2022: A reta final do troca-troca partidárioPolíticos precisam definir por qual legenda vão concorrer neste ano ATÉ O FIM DESTA SEMANA; acompanhe aqui os bastidores e movimentações.

    Resumo

    Deputados só podem mudar de partido durante ‘janela partidária’, que vai até esta sexta-feira (1º);

    Um dia depois, no próximo sábado (2), é o limite para outros candidatos estarem filiados;

    Eleições acontecem em 2 de outubro; veja datas do calendário eleitoral;

    Quem são os pré-candidatos à Presidência até o momento;

    Vídeos

    Eduardo Leite: Prévias não são uma ‘corrente’ para que o partido se mantenha amarrado

    Chapa Lula-Alckmin deve ser oficializada em abril, diz Natuza

    Ex-governador do Paraná, Requião anuncia filiação ao PT

    Ana Flor: PSDB evita falar sobre possível candidatura de Eduardo Leite

    Destaques

    Alckmin assina filiação ao PSB

    Bolsonaro lança candidatura à reeleição no domingo (27)

    Mourão se filia ao Republicanos

    Arthur do Val se filia ao União Brasil menos de um mês depois de deixar o Podemos por escândalo de áudios vazados

    O deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, durante discurso na plenário da Alesp em São Paulo. 

    O deputado estadual Arthur do Val se filiou na terça-feira (29) ao partido União Brasil, que nasceu da fusão do antigo Democratas com o PSL.

    O partido não confirmou se ele será candidato a algum cargo legislativo, como deputado federal ou estadual, ou majoritário (governador).

    Arthur do Val foi desfiliado da antiga legenda dele, o Podemos, em 8 de março, após a sigla abrir processo interno no Conselho de Ética por conta de áudios machistas dele falando sobre refugiadas ucranianas, durante uma viagem de integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) ao país em conflito.

    Eduardo Cunha anuncia filiação no PTB

    O ex-deputado federal Eduardo Cunha anunciou na manhã desta quarta-feira (30), em sua conta de Twitter, que irá se filiar ao PTB em São Paulo e que pretende disputar uma cadeira na Câmara pelo estado.

    Em 2016, ele teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar e, por isso, estaria inelegível até 2027. Após sua cassação, ele também perdeu o foro privilegiado, o direito de ser processado e julgado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Cunha deve concorrer ao pleito somente se recuperar os direitos políticos. Apesar da inelegibilidade, nada o impede de se filiar à sigla.

    Ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves se filiam ao Republicanos

    Os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) são os novos integrantes do Republicanos. Os dois devem disputar as eleições deste ano: Damares ao Senado, por Alagoas, e Tarcísio o governo de SP.

    Ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, o Republicanos é um partido do centrão e integra a base do governo do presidente Jair Bolsonaro no Congresso.

    ‘Prévias têm a sua validade, mas não são uma corrente’, diz Leite

    Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite disse que as prévias do PSDB para definir o pré-candidato à presidência da legenda nas eleições de 2022 – vencidas pelo governador de São Paulo, João Doria, em novembro passado – “não são uma corrente” para a legenda.

    “Se lá adiante tiver que fazer algum gesto em relação a outra candidatura, ele [Doria] fará. Ele disse isso em um evento”, disse o tucano. “As prévias têm sua validade, mas não são uma corrente que o partido tenha para ficar amarrado.”

    Leite decidiu permanecer no PSDB, como anunciou nesta segunda-feira (29). Antes, seu nome era cotado para representar o PSD de Gilberto Kassab no pleito presidencial de outubro – dentre os quais teria Lula, Bolsonaro e o aliado Doria como adversários.

    Eduardo Leite: Prévias não são uma ‘corrente’ para que o partido se mantenha amarrado

    Vanderlei Luxemburgo é do PSB

    Vanderlei Luxemburgo está de casa nova! O técnico de futebol decidiu se filiar ao PSB em ato ocorrido em Brasília e com participação do presidente regional do partido no Tocantins, seu estado, Carlos Amastha. O partido fala que Luxa deve concorrer pelo estado, mas sem determinar a qual cargo.

    “Algo que aprendi no futebol, e na política não vai ser diferente: o ‘eu’ é egoísta. Quando você fala ‘eu quero isso, eu quero aquilo’, está sendo egoísta. O ‘eu’ é pra você. Quando você trabalha em um grupo, o ‘nós’ é fundamental. Então, eu estou sendo convocado para um projeto que eu tenho certeza que vai dar certo”, declarou o político Luxemburgo.