MAIS

    21 países não vacinaram nem 10% da população contra Covid-19, diz OMS

    Por

    21 países do mundo não vacinaram não vacinaram nem 10% de suas populações contra a Covid-19, divulgou nesta segunda-feira (11) a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao todo, 68 países ainda não atingiram a meta de 40% de cobertura vacinal, estabelecida pela entidade para o final do ano passado.

    Três países aparecem com 0% da população vacinada no relatório da organização: a Coreia do Norte, o Burundi e a Eritreia, os dois últimos no continente africano. Dos 21 que não têm nem sequer 10% de seus habitantes vacinados, 16 estão na África.

    Completam a lista de índices mais baixos de vacinação o Haiti, o Iêmen, o Chade, a República Democrática do CongoPapua Nova GuinéMadagascarCamarõesSudão do SulMalauiNigériaMaliTanzâniaBurkina FasoSenegalNígerSudãoSíria e Somália.

    Em nota, a OMS observou que as baixas coberturas deixam as populações mais vulneráveis desses países em risco.

    Além de cobrir 40% da população de todos os países até o fim de 2021, a organização também estabeleceu a meta de 70% de cobertura vacinal contra a Covid-19 até meados deste ano. Poucos países, entretanto, atingiram o percentual até agora; o Brasil é um deles, com 81% da população vacinável já tendo recebido as duas doses do esquema primário. Cerca de metade dos brasileiros que estão aptos já receberam uma dose de reforço.

    Por G1