MAIS

    Titanic 110 anos: fatos e curiosidades sobre o naufrágio mais famoso da história

    Por

    No dia 10 de abril de 1912, o maior transatlântico já construído até então zarpava do porto de Southampton, na Inglaterra, com destino a Nova York, em sua viagem inaugural. Na madrugada do dia 14 para o dia 15 de abril, o luxuoso transatlântico colidiu com um iceberg no Atlântico Norte por volta da meia-noite, afundando em menos de três horas.

    Foram 1.517 pessoas mortas e 706 sobreviventes, dos 2.223 passageiros e tripulantes, de acordo com o relatório do Senado dos Estados Unidos sobre o desastre.

    O barco

    O custo estimado de sua construção é de cerca de US$ 7,5 milhões. Naquela época, o RMS Titanic era considerado o maior navio de passageiros, com 260 metros de comprimento e mais de 46 mil toneladas. O naufrágio aconteceu a cerca de 563 quilômetros da costa sudeste de Terranova, no Canadá.

    O naufrágio

    O iceberg perfurou cinco dos 16 compartimentos supostamente estanques projetados para reter água em caso de ruptura do casco. As investigações da época culpavam o capitão Edward Smith por ir muito rápido em águas perigosas, bem como inspeções iniciais muito apressadas do navio, espaço insuficiente nos botes salva-vidas para todos os passageiros e falta de ajuda de um navio próximo.

    Na sequência das conclusões das investigações, foram realizadas inúmeras reformas da segurança marítima.

    Por CNN