MAIS

    Por apoio de Paes a Lula, PT sugere que vice de Freixo fique com PSD

    Por Gustavo Zucchi ,Igor Gadelha, Metrópoles

    PT do Rio de Janeiro atua nos bastidores para levar o PSD do prefeito Eduardo Paes para o palanque do ex-presidente Lula no estado, terceiro maior colégio eleitoral do Brasil.

    Com esse objetivo, os petistas passaram a defender que o PSD indique a vaga de vice na chapa do deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), que disputará o governo fluminense com apoio do PT.

    Lideranças petistas sugerem que o companheiro de chapa de Freixo poderia ser, inclusive, o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz, atual pré-candidato do PSD ao Palácio Guanabara.

    Outra moeda de troca para atrair o PSD seria fechar, desde já, o apoio do PT à reeleição de Paes em 2024. Segundo petistas, o apoio da sigla à reeleição do atual prefeito não será automático.

    Dirigentes petistas no Rio admitem, porém, que o maior entrave para atrair o PSD para a coligação do PT com PSB seria uma resistência do próprio Eduardo Paes a subir no mesmo palanque que Freixo na eleição estadual.

    Apoio em xeque

    Nesta semana, lideranças do PT do Rio demonstraram, nos bastidores, preocupação com o impacto da aliança com Freixo no estado para a candidatura de Lula ao Palácio do Planalto.

    O sinal amarelo foi aceso após pesquisas mostrarem que Jair Bolsonaro está na frente do petista no Rio, reduto político do atual presidente da República há mais de três décadas.