Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Acre de manter a inelegibilidade do ex-prefeito Vando Torquato, a pré-candidatura Rodrigo Damasceno ( PP) fica mais fortalecida no enfrentamento à prefeita Neia. Segundo as últimas pesquisas, Rodrigo lidera a preferência dos tarauacaenses para voltar a comandar o executivo. E Torquato seria seu principal rival.
A candidatura de Torquato poderia levar uma divisão de votos com Damasceno, desse modo, beneficiaria a atual gestora na busca pela reeleição. Haja vista que o eleitor que vota no candidato à reeleição dificilmente mudará, mesmo que haja uma gama de nomes competindo. Diferente do eleitor do demais postulantes.
Neia obteve menos de 29% dos votos na eleição anterior. E amarga uma forte rejeição. Diferente do seu principal concorrente.
O empresário também Zé Filho está com o nome posto para ser avaliado, mas lhe falta capital político. Diferente das cidades grandes, principalmente no Sul, onde usar o nome do Bolsonaro gera voto, Tarauacá dificilmente acontecerá algo do tipo.