MAIS

    TARAUACÁ É CONTEMPLADO COM VÁRIOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO PELO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

    Por Assessoria
    A Coordenadora do Núcleo da SEE em Tarauacá, Professora Janaina Furtado, recebeu hoje em seu gabinete, uma equipe da Secretaria de Educação e Esportes – SEE, composta pela Chefe do Departamento de Formação da SEE, Professora Lídia Cavalcante, Chefe da Divisão de Ensino Superior Professora Rocilda Souza e Assessora do Departamento de Formação, Gianny Cordeiro.
    A equipe está em Tarauacá fazendo uma visita técnica e um monitoramento ao Pólo UAB (CEDUP), pra conversar com o coordenador Professor Raimundo Melo, fazer uma vistoria no prédio e ver como que está a infra estrutura do local que é mantido pela SEE, onde serão realizados os cursos superiores que serão oferecidos para a população do município. Em breve, deve ser anunciado em Tarauacá, a realização de vários cursos de graduação e pós graduação para professores e comunidade, numa parceria entre SEE e UFAC.
    Acre foi contemplado com mais de 2 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu pelo Programa Universidade Aberta do Brasil.
    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou o resultado final do Edital n.º 09/2022 contendo as vagas disponibilizadas para cursos de graduação e pós-graduação latu sensu pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Acre.
    Serão 2.301 vagas em cursos a serem executados a partir deste ano até o fim de 2025 pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e as instituições de nível superior: Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal e Tecnológico do Acre (Ifac), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade de Brasília (UNB) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro.
    Cursos de especialização como Ciências da Religião, Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, e de graduação, como Biologia, Inglês e Matemática, serão ofertados nos polos da UAB em Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. Em breve, a SEE e as instituições de ensino superior divulgarão os editais detalhando a distribuição das vagas, período de inscrições, início dos cursos, e demais critérios e informações necessárias.
    De acordo com a Professora Lídia Cavalcante, Chefe do Departamento de Formação da SEE, divulgou a oferta de alguns cursos que serão oficializados pelo Edital 09/2022 publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Serão 2.300 vagas para todo o Estado do Acre e nós começaremos algumas turmas já no segundo semestre de 2022, com cursos ofertados pela UFAC que são MATEMÁTICA, FÍSICA, INGLÊS E BIOLOGIA ja previstos para iniciar em 2022 que serão distribuídos aos nossos pólos UAB. Sabendo-se que esses cursos poderão ter seu início até o final do ano de 2024” declarou.
    TARAUACÁ
    Para Tarauacá além dos cursos de matemática, física, inglês e biologia teremos também pela UNB. licenciatura em língua Portuguesa e Especializações em Metodologia em Ensino da Matemática, Ciências da Religião e Educação de Jovens e Adultos. No caso da especialização em EJA já está prevista para o segundo semestre de 2022.
    Atualmente no Pólo UAB de Tarauacá temos as turmas em Pedagogia do PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e em breve serão divulgadas as outras vagas pelo programa, que também fazem parte da oferta desse novo edital 09. “Nós do Governo do Acre, Secretaria de Educação através do Departamento de Formação, estamos muito felizes com essas ofertas em que nossos oito municípios serão contemplados. Fazemos questão de lembrar aos alunos, a comunidade, aos professores que tenham interesse em fazer um curso superior gratuito e por uma universidade público e de qualidade, que fiquem atentos às informações que virão através da comunicação do Núcleo de Educação do Município através da coordenadora Janaina Furtado, pois em breve estaremos anunciando esses editais. Lembrando aos jovens dos municípios contemplados que não esqueçam de fazer a prova do ENEM QUE SERÁ CRITÉRIO EM MUITOS PROCESSOS PARA INGRESSO NOS CURSOS“, finalizou Lídia.
    Assessoria/Núcleo/SEE/Tarauacá
    Com Agência de Notícias do Acre