MAIS

    Jornalista Dom Phillips esteve em Marechal Thaumaturgo semanas antes de desaparecer no Vale do Javari

    Por Juruá Online

    Dom Phillips, colaborador do jornal ‘The Guardian’, que está desaparecido na Amazônia, segundo divulgado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), esteve no Acre há cerca de um mês na na aldeia dos ashaninkas em Marechal Thaumaturgo, no interior do estado. Um vídeo, divulgado pela Associação Ashaninka do Rio Amônia (Apiwtxa), mostra o jornalista falando do projeto de seu livro. Além dele, o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira também segue desaparecido na região.

    “As terras indígenas são os locais mais protegidos na Amazônia, todo mundo sabe disso e eu pedi para vir para cá [Acre] para entender como vocês lidam com isso aqui, como vocês se organizam, como é todo esse processo. Eu vim para acompanhar um pouco isso, aprender um pouco com vocês, como é essa cultura, como vocês veem a floresta; como vocês vivem por dentro, como vocês lidam com essas ameaças que vêm de invasores, garimpeiros e tudo mais. Agora estou fazendo um livro para uma editora inglesa, sobre essa questão da conservação na Amazônia, e andando muito na Amazônia, andando com pessoas e uma parte muito importante deste livro é a proteção dos povos indígenas, o protagonismo”, diz o jornalista em vídeo de um minuto.

    Dom Phillips, colaborador do jornal ‘The Guardian

     

    Os indígenas da aldeia no Acre estiveram com o jornalista entre os dias 4 e 10 de maio deste ano – período em que foi gravada a fala.

    Em nota, divulgada nas redes sociais, a Apiwtxa relembrou a visita do jornalista na região e lamentou o ocorrido. “Externamos aqui nossa profunda preocupação com o seu desaparecimento, junto com o indigenista Bruno Araújo. Pedimos total celeridade nas buscas.”