MAIS

    Lira afasta deputado do PT para devolver mandato a parlamentar cassado

    Por Victor Fuzeira, Metropoles.com

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acatou decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), e afastou, nesta sexta-feira (3/6), o deputado Márcio Macêdo (PT) do cargo. O petista ocupava cadeira de deputado eleito pelo Sergipe no lugar de Valdevan Noventa (PL), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e posteriormente devolvido por Nunes Marques. A medida foi publicada no Diário Oficial.

    Em razão da perda do cargo, o PT apresentou, nesta tarde, recurso ao STF questionando a decisão de Nunes Marques que devolveu o mandato do parlamentar cassado por abuso de poder econômico e compra de votos na campanha eleitoral de 2018.

    Na avaliação do partido, a decisão “atenta contra os preceitos processuais e gerará grave lesão à ordem pública”. No mesmo dia em que devolveu o mandato ao deputado bolsonarista, o ministro também estendeu a medida a outro parlamentar cassado: Fernando Francischini (União-PR).

    Ao decidir pela devolução do mantado, Nunes Marques afirmou que, em ano eleitoral, existe “risco de dano de difícil ou impossível reparação”, uma vez que o acórdão do julgamento do TSE feito em abril deste ano ainda não teria sido publicado.

    https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/lira-afasta-deputado-do-pt-para-devolver-mandato-a-parlamentar-cassado