MAIS

    21 novos casos de covid-19 são registrados nas últimas 24 horas em Cruzeiro do Sul

    Por Juruá Online

    Nas últimas 24 horas o município de Cruzeiro do Sul registrou 21 novos casos de covid-19. O número deu um salto durante o final de semana. A Secretaria Municipal de Saúde diz que esse aumento é reflexo do alto número de pessoas que não deram continuidade às doses da vacina.

    “Realmente teve um tempo que não tínhamos nenhum caso de Covid-19, no máximo eram registrados dois casos. Nessa semana nós chegamos aos 21 casos dessa doença”, relatou Valeria Lima, secretária de saúde.

    Ainda de acordo com a secretária, Cruzeiro do sul está em alerta vermelho em relação à covid-19, e medidas estão sendo tomadas para que o número de casos seja controlado.

    “Eu deixo bem claro que quando nós vamos olhar esses 21 casos, percebemos uma falha nos esquemas vacinais dessas pessoas. Tem professores com somente uma dose da vacina, outro professor com duas doses contra a Covid-19”, explicou Valéria Lima, secretária de saúde.

    Segundo a análise feita pelos profissionais, foi percebido que as pessoas que estão sendo contaminadas pelo vírus tomaram até no máximo a segunda dose da vacina. Ou seja, não foi realizada a terceira dose de reforço.

    A secretaria de saúde conta que existe uma resistência em Cruzeiro do Sul referente à campanha de vacinação. Segundo o órgão, as pessoas precisam saber que a vacina é o maior meio de prevenção contra a covid-19.

    Na entrevista cedida ao Juruá Notícias, a secretária Valéria Lima conta que houve um relaxamento muito grande referente aos protocolos necessários contra a covid-19. Existem dificuldades em relação aos esquemas vacinais infantis de crianças, por consequência da resistência de alguns pais em vacinar os filhos.

    Até então, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, na região havia o registro de apenas 11 casos de covid-19, todos isolados em uma família. Os novos casos são de pessoas individualmente isoladas. O imunizante é a única garantia que, ao contrair a doença, ela não se agrave. A secretaria orienta que é necessário tomar a dose de reforço para que o sintomas sejam leves ou assintomáticos.