MAIS

    Acre ocupa primeiro lugar no uso de cigarro por adolescentes no país, aponta IBGE

    Por Iryá Rodrigues, g1 AC

    Acre lidera o ranking nacional na proporção de adolescentes, entre 13 e 17 anos, que já usaram cigarro. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgada nessa quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,2% dos estudantes já fumaram pelo menos uma vez. Esse é o maior índice do país.

    Desse total, 18,8% fumaram cigarro pela primeira vez com 13 anos ou menos. Somente 5% dos adolescentes relataram que alguém se recusou a vender cigarros para eles por causa da idade.

    Também acima da média nacional, Rio Branco apresentou o maior percentual entre as capitais do Brasil de estudantes adolescentes que já furam, com taxa de 31,7%. Os dados são referente ao ano de 2019. Cerca de 18,5% disseram que fumaram cigarro pela primeira vez com 13 anos ou menos.

    O estudo aponta que 24,8% dos adolescentes com idade entre 13 e 17 anos já experimentaram narguilé. Já com relação ao cigarro eletrônico, 14,6% disseram já ter usado o produto que é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).