MAIS

    Checklist: MPAC e Polícia Militar prendem integrantes de organização criminosa no estado

    Por Agência de Noticias do MPAC

    O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Promotoria de Justiça de Tarauacá, em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Acre, realizou, nesta quinta-feira (14), a “Operação Checklist”, para desarticular grupos criminosos com atuação no estado. Mais de 60 policiais militares atuaram na operação, que também teve o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, além de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC.

    Ao todo, foram expedidos 38 mandados judiciais de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, a maioria em Tarauacá, mas também em Rio Branco, Jordão, Cruzeiro do Sul e Feijó. 20 integrantes de organizações criminosas foram presos e outras prisões deverão ser efetuadas nos próximos dias. Durante a operação, foram apreendidas três armas de fogo, além de drogas, celulares e uma quantia de dinheiro em espécie.

    “A operação, que foi possível graças à parceria dos órgãos de Segurança Pública com o MPAC, decorreu do aprofundamento de investigações relacionadas ao núcleo burocrático de uma organização criminosa com atuação no Acre, que realizava um rígido controle relacionado ao ingresso, permanência ou exclusões de seus membros”, explicou o coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Bernardo Albano.

    O chefe da Assessoria de Inteligência da PMAC, tenente-coronel Prigulin Araújo, exaltou a parceria com o MPAC, que se deu através da produção de conhecimento e também na deflagração e apoio operacional da operação.

    “É um modelo de cooperação interagentes que vem sendo desenvolvido há alguns anos e vem dando excelentes resultados para a segurança pública. Nesta ação, tivemos o envolvimento de 70 policiais, entre policiais da inteligência e policiais ostensivos”, afirmou.

    O promotor de Justiça de Tarauacá Júlio César de Medeiros também falou sobre a ação.

    “Essa operação deflagrada hoje é extremamente importante para o combate às organizações criminosas. Esperamos manter essa atuação constante em parceria com a PM para estar sempre dando a resposta à altura que a sociedade tanto espera”, ressaltou.

    Operação Checklist

    O nome da operação decorre do aprofundamento das investigações acerca do núcleo burocrático da organização criminosa que operava no controle de novos ingressos, permanências e exclusões de seus quadros, realizando um verdadeiro “checklist” dos dados de cadastro de seus integrantes.