MAIS

    Irmã de mulher em cárcere achava que ela estava morta, diz vizinho

    Por Metrópoles

    Foi por meio da denúncia de Sebastião Gomes da Silva (na foto em destaque), 72, vizinho da família, que a Polícia Militar conseguiu resgatar uma mulher com seu casal de filhos mantidos em cárcere privado há 17 anos, em Guaratiba, zona oeste do Rio. “A irmã achava que ela estava morta”, disse Sebastião ao Metrópoles nesta sexta-feira (29/7).

    O resgate aconteceu na manhã dessa quinta-feira (28/7). Mãe e filhos foram encontrados amarrados dentro de casa, em local insalubre e desnutridos. Segundo a mulher, eles sofriam agressões e passavam fome. Luiz Antônio Santos Silva, pai dos jovens, foi preso em flagrante.

    Segundo Sebastião, que decidiu procurar a polícia, a família se mudou para a Rua Leonel Rocha, em Guaratiba, quando os filhos ainda eram pequenos. O rapaz de 19 anos e a moça de 22 têm aparência de crianças, devido às condições precárias vividas nos últimos 17 anos e aparentavam ser deficientes, de acordo com a PM.

    “Eles moravam em Senador Camará (bairro da zona oeste) antes de vir para Guaratiba. Lá ele (Luiz) fazia a mesma coisa com a mulher, prendia em casa. Ele precisou fugir da comunidade para não ser morto e veio morar aqui com as crianças. A irmã achava que ela estava até morta. A família pensava que eles estavam todos mortos”, disse Sebastião em entrevista ao Metrópoles.

    O vizinho já conhecia a situação da família, sabia que eles mãe e filhos passavam fome, doava alimentos, mas Luiz jogava fora e impedia que a mulher e os filhos se alimentassem. Na quinta-feira (28/7), Sebastião decidiu fazer uma denúncia.

    “Têm umas pessoas aqui passando necessidade, estão em cárcere privado, isso é crime”, disse o vizinho ao telefone com a Polícia Militar. Luiz era conhecido como “DJ” na vizinhança, devido à música alta que ele colocava para abafar o pedido de socorro da família.

    “Eu tinha pena de ver aquela situação, o pessoal pedindo socorro. Vi o sofrimento deles, pedindo ajuda, batendo na porta. Foi uma alegria ter ajudado, eles passavam fome, era sério demais”, disse o idoso.

    Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os três pacientes apresentam quadro de desidratação e desnutrição grave, porém já foram estabilizados e estão recebendo todos os cuidados clínicos necessários, além do acompanhamento dos serviços social e de saúde mental.