MAIS

    PM não apreendeu nenhuma arma com homem assassinado durante abordagem policial em Contagem

    Por G1

    A Polícia Militar (PM) não apreendeu nenhuma arma com Marcos Vinícius Vieira Couto, morto durante uma abordagem policial na noite do último sábado (16) na Vila Barraginha, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    A corporação disse que foi ao local porque recebeu uma denúncia de disparos de arma de fogo e de que um homem armado estava fazendo ameaças.

    Segundo o boletim de ocorrência, ao qual o g1 teve acesso, quando os militares chegaram ao endereço, pessoas apontaram para Marcos Vinícius como o “provável autor dos disparos”.

    De acordo com o registro, por se tratar de uma “situação em que há certeza do cometimento da infração, caracterizada por necessidade de ação repressiva”, os militares estavam “com as armas de fogo na posição de pronta-resposta”. Um deles portava um fuzil, e o outro, uma pistola.

    O boletim diz que os militares “iniciaram um processo de verbalização” com Marcos Vinícius, para que ele fosse para uma “área de segurança” para a realização de buscas, no entanto, ele “apresentava resistência”.

    Segundo a PM, o homem tentou retirar o fuzil de um dos policiais, mas não conseguiu. Depois, ele teria tentado tirar a pistola do outro, que efetuou três disparos.

    Vídeos gravados por moradores da região mostram o momento em que Marcos Vinícius conversa com os policiais com as mãos para cima e, depois, é levado para trás de um veículo. Em seguida, é possível ouvir disparos de arma de fogo e a gritos de testemunhas dizendo que ele não reagiu.

    De acordo com o boletim de ocorrência, Marcos Vinícius tinha cometido “agressão que põe em perigo de morte o policial militar ou as pessoas envolvidas na intervenção”. Nenhuma arma foi encontrada com ele.

    O registro também diz que a vítima chegou ao hospital com vida. Contudo, a Prefeitura de Contagem informou que Marcos Vinícius chegou morto ao Hospital Municipal.

    O corpo de Marcos Vinícius será velado a partir das 11h em Contagem.