MAIS

    Copom eleva Selic para 13,75% ao ano, maior patamar desde 2017

    Por Otávio Augusto

    Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, aumentar a Selic, taxa básica de juros do país, de 13,25% para 13,75% ao ano – alta de 0,5 ponto percentual. A informação foi anunciada pelo Banco Central no início da noite desta quarta-feira (3/8).

    Este é o 11º acréscimo consecutivo desde março do ano passado. Com a decisão, a Selic alcançou o maior nível desde janeiro de 2017, quando estava em 13%.

    A estratégia é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação e conter as consecutivas altas de preços. Ela é a ferramenta de política monetária do BC para estabilizar a moeda e manter a inflação dentro da meta do governo. Além disso, norteia todas as operações da economia brasileira que envolvem juros, como empréstimos, aplicações financeiras e financiamentos.

    Tanto que, no relatório, o comitê cita a inflação como um dos componentes para justificar a subida dos juros. E enumera outros: “O ambiente externo mantém-se adverso e volátil, com maiores revisões negativas para o crescimento global em um ambiente inflacionário ainda pressionado. O processo de normalização da política monetária nos países avançados tem se acelerado, impactando o cenário prospectivo e elevando a volatilidade dos ativos”.

    Leia mais no Metrópoles