MAIS

    Lei de cotas em concursos: entenda por que universidades sorteiam vagas para contratar professores negros

    Por Luiza Tenente, g1

    O Brasil tenta há oito anos diversificar o perfil racial dos professores das universidades públicas, mas apenas pouco mais de dois em cada 10 docentes é preto ou pardo, de acordo com os dados mais recentes disponíveis. Desde 2014 é obrigatória a reserva de 20% das vagas de concursos públicos para candidatos negros. Porém, as instituições de ensino só passaram a cumprir as cotas a partir de 2018 por causa de uma interferência do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Segundo especialistas ouvidos pelo g1havia uma “manobra” para que não fosse reservado o espaço a professores pretos e pardos.

    Apenas depois de uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, de junho de 2017, que a academia começou a encontrar alternativas para garantir a diversidade do corpo docente. A principal delas, uma espécie de “sorteio de vagas”, está sendo implementada gradualmente.

    Leia mais

    https://g1.globo.com/educacao/noticia/2022/08/29/lei-de-cotas-em-concursos-entenda-por-que-universidades-sorteiam-vagas-para-contratar-professores-negros.ghtml