MAIS

    A pedido de Edvaldo e Zen, Aleac realiza audiência e governo acena com convocação de professores

    Por José Pinheiro

    Na manhã desta quarta-feira, 30, as comissões de Serviço Público e de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizaram uma audiência pública para debater a respeito do cadastro de reserva da Educação. O encontro foi presidido pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB).

    Edvaldo Magalhães disse que o encontro foi proveitoso. Ele destacou o protagonismo da Assembleia Legislativa na discussão dos mais diversos cadastros de reserva ao longo desta legislatura.

    “O resultado muito bom, porque aqui foi dada a garantia de que os 181 professores que integram, ainda, o cadastro de reserva da Educação, serão chamados todos: 54 agora, de imediato, e a partir de 1º de fevereiro os demais, fazendo com que todos sejam convocados antes do vencimento do prazo do concurso”, pontuou Edvaldo Magalhães.

    O secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão, disse que o concurso da Educação aprovou 1.026 candidatos, destes 845 foram convocados, restando 181 candidatos. “O concurso tinha uma validade até 23 de junho de 2021, teve seu prazo novamente prorrogado para vencimento dia 1º de abril de 2023. Desses 181, já tem pedido de convocação tramitando na Seplag de um total de 54. E os outros 127 restantes, eu conversava hoje com o secretário de Educação, o planejamento organizacional deles já é no início do ano de 2023 fazer o chamamento do restante. Ele [secretário de Educação Aberson Carvalho] aguarda só a abertura do exercício orçamentário de 2023 para estar fazendo a convocação do restante. Esse é o compromisso do governo do Estado”, disse Brandão.

    O presidente da Comissão de Educação, em exercício, Daniel Zen (PT), aproveitou para sugerir que é preciso uma revisão na lei geral dos concursos. Para ele, é preciso estabelecer um quantitativo com relação do cadastro de reserva. Ao final, ele parabenizou o governo pelo anúncio da convocação.

    O deputado Chico Viga (PDT), presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), também acompanhou os debates. Chico Viga destacou o trabalho de Ricardo Brandão e da Procuradoria Geral do Estado, na pessoa da procuradora Neyarla Barros. “Estou muito feliz em saber que vocês vão ser chamados”, pontou.

    O presidente da Aleac, em exercício, Jenilson Leite (PSB) frisou a importância da contratação de servidores públicos. De acordo com ele, isso melhora o serviço prestado à população.

    “Um esforço que parece algo sem muita importância, mas que guarda uma grande importância do ponto de vista do serviço público. Primeiro, na medida que, você vai tendo profissionais concursados, você vai melhorando os serviços nas mais diferentes áreas. O dinheiro mais bem investido que o estado faz é através do servidor público”.

    A professora Antônia Juciane falou da satisfação de saber que será convocada em breve. “Pra mim, só alegria. Estou aguardando há quase quatro anos e saber que vou ser convocada agora, é motivo de muita alegria pra mim e para os meus amigos. Todo dia a gente troca informações esperando essa convocação”.