MAIS

    AS DÍVIDAS DO BRASIL E DO ACRE COM A SAÚDE DA MULHER , por Jenilson Leite

    Por Portal Estado do Acre

    O médico  infectologista e ex-deputado  estadual, Jenilson  Leite, foi um dos parlamentares  que mais se dedicaram a cuidar da saúde do povo acreano durante os oito  anos de mandato  na Assembleia  Legislativa do Acre, principalmente  no que diz respeito  a saúde  da mulher. Foram dezenas de ações de saúde nas barrancas dos rios e ramais promovidas pelo profissional da medicina,  com a realização  de exames  ultrassonografia, cardiologia  e laboratoriais.

    Leia o artigo 

    AS DÍVIDAS DO BRASIL E DO ACRE COM A SAÚDE DA MULHER 

    Um dos maiores desafios do Brasil e do Acre é avançar nos cuidados com a saúde das mulheres, temos indicadores desafiadores relacionados a questões como: câncer de mama, saúde ginecológica e até mesmo o pré-natal.

    Para se ter idéia o Brasil está 53% abaixo da taxa de cobertura de mamografia, recomendada pela OMS, aponta dados do Portais Brasil entre 2020 e 2021. A organização mundial da saúde (OMS) recomenda que 70% da população feminina a partir dos 40 anos realize o exame anualmente. No Brasil, a faixa etária rastreada está restrita ao grupo entre 50 e 69 anos.

    Relacionado ao pré-natal, quase dois terços dos municípios brasileiros, o que equivale a 65% não cumpriram a meta de pré-natal adequado no SUS, que, entre outras coisas, prevê que pelo menos 60% das gestantes façam até seis consultas (dados de informação da saúde básica, folha de são Paulo).

    Esses são alguns dos vários desafios de precisamos vencer, cuidar da saúde e da segurança de nossas mulheres precisa ser uma prioridade.