MAIS

    Lenda do Honorato Cobra Grande é retratado em “Cidade Invisível 2”, série da Netflix que narra histórias das lendas amazônicas 

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    A segunda temporada da série “Cidade Invisível 2” , produzida pela Netflix , na qual retrata os inúmeros contos folclóricos do Brasil, traz um personagem bastante conhecido na região do Vale do Juruá, parte ocidental do Estado do Acre. Trata-se de Honorato Cobra Grande, um mito que segundo reza os mais velhos, em noite de lua cheia, a cobra se transformava em humano, ia às festas, bebia, namorava e próximo do raiar do dia, descia ao rio e seguia sua missão de ser peçonhento. 

    Além de Honorato, a série “Cidade Invisível ” que chega na  segunda temporada, depois do sucesso de público na primeira, também fala da Cuca, personagem que ganha vida no Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato. Matinta Perê, Curupira e Saci Pererê, todos estes seres que se perpetuam na mente dos brasileiros, principalmente os amazonidas (neologisimo do autor da matéria), estão inseridos na série. 

    Outro ser que vem das águas e ganha vida na série é o boto. Retratado como Manaus, ele é interpretado por Marco Pigossi , protagonista da série. A lenda do boto já se fez presente na Minissérie Amazônia , de Galvez a Chico Mendes, da TV Globo, de autoria da acreana Glória Péres. A história do boto ainda vive na mente de muitos acreanos e moradores da região amazônica. Segundo conta os mais antigos,  o boto engravidava as jovens. Uma vez que quando uma moça saía grávida e as demais pessoas não sabiam do ato concebido entre ela  e o homem, punha a culpa no mamífero que vive em água doce. Era uma forma dos pais  encontrar uma explicação para a gravidez das filhas. Contudo,  o que os genitores  da moça não sabia, é que ela tinha mantido relação sexual, pois naquela época era algo anormal, ainda mais nos seringais, haver relação carnal sem a constituição do matrimônio. Assim, o pobre boto levava a culpa. 

    Mas voltando ao nosso Honorato, segundo o dito popular,  para que se quebrasse o encanto de Honorato era preciso que alguém tivesse muita audácia para derramar leite na boca da enorme cobra e fazendo um ferimento na cabeça dela até sair sangue. Porém,  ninguém tinha coragem de enfrentar a enorme cobra. Até que um dia, um soldado de Cametá (município do Pará) conseguiu libertar Honorato do terrível encanto, e ele deixou de ser cobra d’água para viver na terra como um homem e com sua família. Conforme o livro, “Cobra Grande (Cobra Honorato) – Lendas e Mitos” em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2023. 

    Sobre a série Cidade Invisível 

    Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso.
    Leia mais sobre os mitos da segunda temporada no Poltrona Nerd