MAIS

    Naufrágio de balsa pode ter provocado vazamento de milhares de litros de biodiesel no Rio Tarauacá

    Por Raimari Cardoso, AC24HORAS.COM

    Desde quando uma balsa que transportava duas máquinas pesadas entre Tarauacá e Jordão naufragou no Rio Tarauacá, no último dia 21 de abril, levantou-se uma suspeita de que, além dos equipamentos, cerca de 80 mil litros de biodiesel destinados à empresa que gera energia elétrica na cidade isolada tenham ido parar no fundo do rio, causando um desastre ambiental.

    Consultado, o prefeito de Jordão, Naudo Ribeiro, afirmou não ter nenhum conhecimento de que a embarcação contratada pela prefeitura estivesse transportando biodiesel. Ele também assegurou que não circulou pela cidade, nem mesmo pelas redes sociais, informação relacionada a derramamento de óleo no Rio Tarauacá, como chegou a ser noticiado.

    No entanto, segundo o presidente da Associação de Seringueiros e Agricultores da Reserva Alto Tarauacá, Daniel Lima, ribeirinhos da região afirmam que uma embarcação realmente naufragou com um carregamento de óleo. Ele explicou que o naufrágio envolveu duas balsas, sendo que a que transportava as máquinas da prefeitura vinha atrelada a outra, que levava o biodiesel.

    “Não posso dar certeza, mas é muito provável que houve um grande vazamento de óleo, isso com base no que foi visto e comentado pelos moradores da unidade que moram perto de onde aconteceram os naufrágios. O que a gente quer é que as autoridades verifiquem o que de fato aconteceu e que providências sejam tomadas”, disse ele.

    Daniel Lima também afirma que há cerca de um mês outra balsa transportando biodiesel adornou após ter sido atracada em um barranco para que a tripulação dormisse. Nesse caso, ele diz ter certeza de que houve derramamento de óleo no Rio Tarauacá, reforçando que é necessária uma averiguação por parte das autoridades competentes sobre o acontecido.

    A reportagem entrou em contato com o empresário Raimundinho Damasceno, proprietário da Transportadora RI, que foi contratada pela prefeitura por R$ 40 mil para fazer o transporte das máquinas ao município. Mesmo tendo visualizado as mensagens enviadas por duas vezes, ele ignorou as perguntas feitas sobre o que vem sendo propagado a respeito do assunto.

    O mesmo foi feito com relação a um suposto gerente da Transportadora RI, de nome Carlos Tadeu, que também não deu retorno ao contato feito até o fechamento desta publicação. Uma pessoa da região com quem o ac24horas conversou sobre o assunto disse que o gerente informou a ele que o óleo que a embarcação transportava foi preservado.