MAIS

    É agonia ou gozo? Entenda sensação que pode anteceder o orgasmo

    Por Thamara Maria, Coluna Pouca Vergonha

    O orgasmo é o ápice do prazer sexual e é considerado o clímax do sexo. Mesmo sendo muito prazeroso, há pessoas que, muitas vezes não acostumadas à sensação, sentem uma certa “aflição” momentos antes de chegar ao orgasmo – e interrompem o momento antes de atingir o ápice.

    É possível sentir agonia com a chegada de uma sensação tão prazerosa? De acordo com a sexóloga Camila Gentile, não se trata efetivamente de uma “agonia”, mas sim do desconhecimento do orgasmo, que envolve mudanças diversas e significativas no organismo, deixando o corpo muito sensível.

    “São muitas as alterações corporais, como aumento de temperatura, batimentos cardíacos, irrigação sanguínea… A vasocongestão leva a um acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos dos órgãos genitais, provocando alterações diferentes no homem e na mulher”, explica.

    Para lidar melhor com as diferentes sensações que o orgasmo traz, a dica é relaxar e curtir o momento, sem pensar muito no que pode ou vai acontecer. “Sempre que o corpo estiver livre de tensão tudo fluirá melhor, inclusive o orgasmo e a chegada até ele”, indica.

    Leia mais no Metrópoles