MAIS

    Prefeitura de Marechal Thaumaturgo e SENAR capacitam 60 produtores para produzir alimentos com derivados da cana -de-açúcar , banana e macaxeira

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre Notícias

    A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR) promoveram a capitação de 60 produtores das comunidades rurais do Alto Juruá, para produzir alimentos com os derivados da cana-de-açucar, macaxeira e banana.

    No início de junho, a gestão municipal já tinha promovido um curso com derivados do feijão, principal produto de exportação do município.

    A capacitação dos produtores tem sido prioridade da gestão do prefeito Valdelio Furtado, com o objetivo de garantir que os habitantes das áreas rurais tenham alternativas de geração de renda e possam exportar novos produtos além da farinha e feijão.

    O curso técnico profissionalizante com derivados da macaxeira ( mandioca) contemplou 30 moradores da comunidade 05 Voltas no Rio Tejo. Já os produtores da comunidade Acuria do Rio Juruá foram contemplados com 15 vagas para aprender a confeccionar alimentos com os derivados da cana-de-açucar. A gestão municipal também ofertou 15 vagas para o curso de derivados da banana.

    Os três técnicos profissionalizantes foram realizados durante quatro dias com carga horária que variam de 20 a 40 horas. 

    O secretário municipal de Agricultura, João Luciano, destacou que os cursos é uma forma da gestão municipal proporcionar novas formas de empreendedorismo e geração de renda às famílias. ” A oferta dos cursos teve o objetivo de capacitar os produtores para que eles possam empreender novos negócios com a criação de derivados, que antes não eram aproveitados pelos moradores do campo. Dessa maneira, há a geração de novas oportunidades de empregos e renda para as famílias de nossos produtores rurais”.

    Presente no ato de encerramento das aulas dos cursos de culinárias, o prefeito Valdelio Furtado, enfatizou que sua gestão tem priorizado a qualificação técnica dos moradores do município. “Nós estamos criando condições para que a população aprenda as técnicas e alternativas para o melhor aproveitamento de suas culturas em campo e agregue renda às famílias a partir do conhecimento adquirido”, explicou o gestor.

    Um dos participantes do curso, conhecido por Xincha, afirma que embora tenha plantio de cana-de-açucar não sabia como produzir tantos alimentos. ” Com essa ação da administração do prefeito Valdelio, vamos poder aproveitar melhor nossa plantação e se Deus quiser obter melhor ganho financeiro”. 

    A instrutora do curso de derivados da banana e da macaxeira, Maria Francisca Brandão, salienta que o curso gera possibilidade de o produtor aproveitar o máximo o que ele produz.