MAIS

    TENSÃO! Finda a correição no TRF-4, punições são previstas e Appio deve voltar ao cargo

    Por Plantão Brasil

    Acabou na última sexta-feira (2) a correição extraordinária determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para “verificação do funcionamento da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR e dos Gabinetes dos Desembargadores integrantes da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região” -este é o texto literal da decisão do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

    O clima na corte é de tensão absoluta. Prevê-se punições, especialmente contra o desembargador Marcelo Malucelli, por sua conduta no caso Tacla Duran e pelas evidências de ação articulada na Corte com seu consogro, o senador Sérgio Moro. Ele pode ser afastado do Tribunal e está, segundo um desembargador, “em frangalhos”.

    A 8ª Turma do TRF4 é um barril de pólvora, pois a ela está vinculada a Operação Lava Jato. O presidente do colegiado é o ex-presidente do Tribunal, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que cometeu toda sorte de arbitrariedades contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em apoio a Sérgio Moro, inclusive vetando de maneira ilegal a libertação de Lula em 8 de julho de 2018, por ordem do desembargador plantonista Rogério Favreto. É pouco provável, entretanto, que a correição recue ao tempo da Lava Jato.

    Leia mais no Plantão Brasil