MAIS

    Quem é Fernando Villavicencio, candidato à Presidência assassinado no Equador

    Por Fábio Mendes, CNN

    O candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio, de 59 anos, teve sua ascendente carreira política interrompida na tarde desta quarta-feira (9) ao ser assassinado na capital do país, Quito. Ele deixava um compromisso eleitoral quando foi atingido por três tiros. Os demais postulantes interromperam suas campanhas após o fato.

    Nascido em 11 de outubro de 1963, em Alausí, Fernando Alcibiades Villavicencio Valencia teve uma intensa trajetória como jornalista e sindicalista ao mesmo tempo em que abraçava a carreira política.

    Estudou jornalismo e comunicação na Universidade Cooperativa da Colômbia, na qual se formou e iniciou seus trabalhos como comunicador social. Logo em seguida, iniciou na carreira política como um dos fundadores do Partido Pachakutik, em 1995.

    No ano seguinte, começou a trabalhar na Petroecuador, a companhia petrolífera estatal do país. Lá, atuou com jornalismo e logo assumiu posições sindicais. Ele se manteve como um líder dos trabalhadores da companha até 1999, quando foi demitido por uma ordem do então presidente Jamil Mahuad.