MAIS

    Rio Tarauacá está praticamente seco  e deixa população de Jordão ainda mais isolada 

    Por Leandro Matthaus, do Portal Estado do Acre

    O Rio Tarauacá, basicamente o único meio de acesso ao município de Jordão, no interior do Acre,  está praticamente seco.  Quase apartado como se diz no jargão popular, que é quando a areia enche a calha do manancial e isola o trajeto da água.  Uma foto enviada a nossa reportagem, tirada na comunidade Duas Nações, cerca de meia de barco motorizado, partindo da cidade de Jordão com destino à cidade de Tarauacá, mostra que a praia simplesmente tomou conta da calha. 

    O fato é preocupante, porque como diz o escritor  Leandro Tocantins: “O rio comanda a vida”, e neste caso, é literalmente. Haja vista que pelo rio chega os insumos para a sobrevivência dos cerca de 11 mil habitantes do município. 

    Além do rio, para se deslocar para outros municípios é necessário voar. E uma passagem área custa em média meio salário mínimo. Cabe salientar o preço da comida, tomando como base um litro de óleo, que custa em média 12 reais. Para uma população cuja maioria depende do Bolsa Família, fica impossível comprar o pão de cada vindo de avião. O que resta é pedir chuva e cheia do rio. 

    Cerca de um ano e meio o povo de Jordão sofria uma grande enchente. Onde parte da plantação e os comerciantes da cidade perderam seus bens e produtos, agora é escassez por falta de água.