MAIS

    MPAC expede recomendação para melhorar atendimento às vítimas de violência em Tarauacá

    Por Agência de Notícias do MPAC

    O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio das Promotorias de Justiça Criminal e Cível de Tarauacá, emitiu uma recomendação para diversas instituições visando aprimorar o atendimento às vítimas de violência, em particular, crianças e adolescentes.

    A recomendação, assinada pelos promotores de Justiça Júlio César Medeiros e Washington Guedes, é destinada às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Unidades de Saúde do município, Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social do estado e município, Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Polícia Civil.

    Dentre as medidas recomendadas, destaca-se a implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) em Tarauacá, visando a realização de perícia criminal, considerando que o município é o 3° maior do estado em termos populacionais, de acordo com o Censo 2022, e o IML mais próximo fica à 215 km de distância, na cidade de Cruzeiro do Sul.

    No documento, o Ministério Público também recomenda a criação de um espaço específico na Maternidade Ethel Muriel Geddis para o atendimento de vítimas e testemunhas de violência sexual. Esse espaço deve oferecer diagnóstico e tratamento de lesões físicas, amparo médico, psicológico e social imediato, além de facilitar o registro de ocorrências e o encaminhamento aos órgãos de medicina legal e à delegacia de polícia.