MAIS

    Voo com mais de 200 brasileiros e 4 pets deixa Israel com destino ao Rio

    Por G1

    Avião KC-30 não fará escala e deve pousar às 3h desta quinta-feira (12) no Galeão.

    A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que 214 brasileiros, além de um cachorro e três gatos, embarcaram na tarde desta quarta-feira (11) em um novo voo de Israel com destino ao Rio de Janeiro.

    O avião KC-30 (Airbus A330 200), que decolou às 12h30 de Tel Aviv, não fará escala. O voo terá duração prevista de 14h e deve chegar à Base Aérea do Galeão às 3h desta quinta-feira (12).

    A repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo federal.

    Em coletiva de imprensa, o Itamaraty informou que idosos, grávidas e crianças são os três grupos prioritários no processo de repatriação.

    Os brasileiros que desejam deixar Israel precisam preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

    Os primeiros 40 passageiros vindos em um jato da FAB de Israel chegaram ao Rio às 8h40 desta quarta. Tão logo desembarcaram em um C-99 Condor na Base Aérea do Galeão, ajoelharam-se na pista ao lado de uma bandeira do Brasil.

    O grupo de cariocas estava no voo que pousou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

    Repatriada de 92 anos

    Sara Balassiano Steinberg, 92 anos, estava há 3 meses em Israel, para onde foi a fim de conhecer a bisneta recém-nascida.

    “É difícil. Eu estava com muita saudade daqui, mas o meu coração ficou lá”, disse. “A minha felicidade de estar aqui é a mesma dor de ter deixado todos lá.”

    Sara contou que pela primeira vez teve de refugiar em um bunker.

    “Foi assustador. Eram seis e pouco da manhã, eu estava dormindo. Meu neto veio no quarto para me acordar e disse: ‘Vovó, não se assuste. Esse barulho é uma sirene. Pode levantar que eu levo você para o bunker’”.

    Virgínia Salomé estava ansiosa para o reencontro com a irmã, que foi para Israel para participar de uma peregrinação à Terra Santa com uma igreja evangélica.

    “Eu estava em pânico. Cada dia é uma novidade. Agora estou aliviada, pois ela está sempre mandando notícias”, afirmou.