MAIS

    Feijoada é brasileira e tem influência europeia; saiba como esse prato foi criado

    Por g1

    A feijoada, prato tradicional da culinária brasileira, tem base no cozido europeu e agrega outras influências (leia mais abaixo).

    Nesta semana, o podcast De onde vem o que eu como explicou porque não é correta a teoria de que esse prato foi criado por pessoas escravizadas. 🎧OUÇA e, na sequência, saiba mais sobre a feijoada:

    Ouça no g1

    De onde vem a feijoada?

    A feijoada é uma criação do século 19, que mistura o cozido europeu com ingredientes brasileiros:

    • 🫘O feijão é nativo do continente americano e já era consumido pelos povos indígenas, assim como a farinha de mandioca;
    • Durante a colonização, o feijão preto se tornou popular entre pobres e ricos. Nessa época era comum combinar o feijão preto com arroz, couve e toucinho frito;
    • 🍚A tradição de comer arroz ganhou força com a chegada da família real portuguesa, em 1808;
    • Os cozidos de carne vieram da cultura europeia: o cassoulet francês se parece com a feijoada, mas usa feijão branco na receita.

    O pesquisador Fábio Bitelli, coautor do artigo “Feijoada: origem e considerações acerca de um patrimônio cultural e imaterial”, explica que, no século 19, os miúdos de porco eram iguarias consumidas apenas pelo mais ricos.

    “Estamos falando de um período em que existia muita escassez de alimento. Na cultura alimentar europeia os miúdos são tratados como ingredientes premium, de referência máxima de qualidade”, detalha o pesquisador.

    O alimento básico das pessoas escravizadas, por sua vez, era o feijão com farinha.

    Segundo o pesquisador, o local mais provável para a criação da feijoada foi a cidade do Rio de Janeiro, por ser a capital do Brasil na época e concentrar muitos hábitos portugueses.