MAIS

    Vereador Pedro Cláver e ex-secretário de Saúde de Tarauacá são absolvidos de processo eleitoral

    Por Gilson Amorim , Extra do Acre

    O vereador Pedro Claver (PSD), o ex-secretário de saúde, Dey Martins, e o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jarbas Lopes foram absolvidos dos processos de crimes de corrupção eleitoral ativa e passiva, associação criminosa e peculato ocorridos durante as eleições municipais de 2020 em Tarauacá. Todos esses processos, se condenados, somavam mais de 19 anos de prisão.

    Também foram absolvidas do processo Maria Thais Nobre Meleiro e Maria das Graças Apolônia de Souza. Ambas eram citadas.

    Na época, os mesmos eram alvos de Operação da Polícia Federal, que cumpria quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados, com a participação de aproximadamente 16 policiais federais.

    Em um trecho da decisão, o juiz eleitoral Guilherme Aparecido do Nascimento Fraga diz que “não é possível dizer que a captação ilícita de eleitores por meio do oferecimento e doação de dinheiro ou outras benesses envolvendo a candidatura de Pedro Cláver não tenham ocorrido no pleito de 2020. Contudo, nestes autos, não há elementos de convicção suficientes para afirmar com a certeza que o Direito Penal exige de que os crimes imputados aos réus de fato ocorreram, diante dos fatos absolvo”.

    Ainda na decisão, o magistrado determinou a restituição dos bens apreendidos dos envolvidos na Operação.

    As defesas do atual presidente da Câmara, Pedro Cláver, foram realizadas pelo escritório Frota e Ribeiro e com atuação do advogado tarauacaense Everton Frota que falou que sempre acredita na Justiça e ela hoje foi feita.

    Já os demais envolvidos tiveram suas defesas feitas por outros escritórios de advocacias do Acre.