MAIS

    Empresários peruanos fecham acordo para exportar 160 toneladas de ração de proteína animal para o Peru

    Por Juruá Online

    Empresários peruanos confirmaram, nesta terça-feira, 19, a exportação de 160 toneladas de ração destinada às trutas salmonadas das regiões norte e sul do Lago Titicaca, fortalecendo os laços comerciais entre Acre e Peru. Uma possível adição de mais 60 toneladas pode intensificar essa relação bilateral.

    A agenda de comércio exterior, apoiada pelo governo acreano por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), começou com uma visita técnica à Indústria Nutrak, em Rio Branco. Os produtores peruanos conheceram a fórmula especial da ração desenvolvida para a região de Puno, além das propriedades da matéria-prima.

    Acompanhados pelos representantes da Seict, Seagri (Secretaria de Agricultura), e Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), os empresários participaram de atividades de campo na Fazenda Mariana para entender o manejo da soja, principal matéria-prima da ração exportada.

    Edvan Azevedo, da Seagri, destacou o momento ímpar de exportação da proteína animal impulsionada pela produção de grãos iniciada em 2019. Kejiane Pereira, representante do Mapa, ressaltou o compromisso em facilitar as exportações e importações, utilizando o Acre como ponto de entrada e saída de produtos no comércio bilateral com o Peru.

    Em rodadas de negócios, mais de 60 toneladas de ração para trutas foram prospectadas, totalizando 160 toneladas já comercializadas. As carretas com destino a Puno sairão na próxima sexta-feira.

    Produtores peruanos destacaram a importância do negócio, beneficiando mais de 500 produtores na província de Chucuíto e permitindo a produção de 3,5 mil toneladas de pescados mensalmente na região sul do Lago Titicaca. Uma carta-compromisso foi assinada, visando o desenvolvimento econômico das regiões do Acre e Puno, além do fortalecimento do corredor interoceânico.

    Com informações Agência Acre