MAIS

    Em Tarauacá, com aumento dos casos de dengue, moradores têm recorrido ao chá de ‘cravo de defunto’ para ajudar no tratamento

    Por Gilson Amorim – Extra do Acre

    O aumento dos casos de dengue em Tarauacá tem levado os moradores a buscar vários tipos de ajuda no tratamento. Em grupos de WhatsApp, várias pessoas têm procurado informações sobre onde encontrar a planta conhecida como ‘cravo de defunto’, que tem sido bastante utilizada na elaboração de chá para combater os sintomas da doença. No entanto, não há comprovação científica da eficácia do chá da planta no combate à dengue.

    O uso de plantas com propriedades medicinais remonta a antes do ano 2.000 a.C., e essa prática secular continua até hoje nas civilizações mais modernas. No entanto, as autoridades sanitárias orientam que, em caso de dengue e outras doenças, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas para receber atendimento médico, em vez de se automedicarem.

    O aumento das chuvas durante o inverno amazônico pode facilitar o acúmulo e a proliferação de mosquitos, e com a chegada do verão, a preocupação com os casos de dengue aumenta. No final de dezembro, o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil passa a ser o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. No entanto, a previsão é de que a vacina só esteja disponível em março.

    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que registra mais casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões de casos em 2023. Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 1.094 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado.